O site Café com Informação esteve ao longo dessa semana visitando algumas Unidades de Saúde da Família, USF, por Salvador para verificar como anda o comportamento da população sobre um dos pré-requisitos para participar e se manter no Bolsa Família. O prazo termina dia 29 de dezembro e, mesmo com ´mutirão da Prefeitura de Salvador realizado sábado passado, 11, muitos país e mães seguem negligenciando.
Na manhã de hoje, visitamos as USF do Imbuí, Curralinho e Pituaçu e conversamos com alguns funcionários que não quiseram revelar seus nomes. Na unidade do Imbui, por exemplo, fomos informados que o atendimento era feito por agentes comunitários que permaneciam das 8h às 9h e das 16h às 17h. Em outros postos ouvimos de profissionais que a procura pelos postos para acompanhamento de vacinação e verificação de pesagem e altura estava bem abaixo do esperado. “Nem no mutirão registramos um bom número. Se aparecem 20 pessoas foi muito”, conversou uma enfermeira de uma das unidades que preferiu o anonimato.
A visita as USF mostraram além da baixa procura, a negligência de muitas famílias nos cuidados de crianças e adolescentes, mas também o ressaltaram o já velho costume de deixar tudo para a última hora.
Em contato com a Secretaria da Saúde de Salvador, SMS, ela negou a informação da USF do Imbuí. Segundo a assessoria os profissionais daquela unidade ficam das 8h às 17h, com intervalo para almoço. O que pela reportagem não foi confirmado já que presenciamos a ausência deles.
A SMS disse também que, o atendimento pode ser feito nas 160 unidades de saúde, das 8h às 17h. Esclareceram que é necessário levar para a avaliação solicitada pelos órgãos competentes o registro dos dados, apresentação do Cartão do Programa Bolsa Família, RG ou CPF, a Caderneta da Criança e o Cartão da Gestante.
A assessoria informou ao site que aqueles que não fizerem o acompanhamento terão seu benefício automaticamente bloqueado. Até 13 de novembro, data da última contagem da SMS, apenas 110.941 beneficiários, representando 35,64% que realizaram a exigência. Vale lembrar o município de Salvador tem cadastrados pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer, SEMPRE, 311.267 pessoas. Os grupos de acompanhamento são crianças de zero a 7 anos e mulheres de 14 a 44 anos e gestantes.
Notícias Relacionadas