A Associação Baiana de Pessoas com Epilepsia, Familiares e Amigos – ABPEFA – realiza no próximo dia 13 de agosto, na Faculdade Baiana de Direito, o Seminário Bahia Convivendo com a Epilepsia 2025. Os temas a serem discutidos nesta edição são: Mercado de Trabalho, Empreendedorismo, Direitos Previdenciários e Assistenciais das Pessoas com Epilepsia e Inclusão.
O seminário, que entra em sua segunda edição, conta com apoio da Sociedade de Neurologia da Bahia, Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia e Faculdade Baiana de Direito.
Neste ano, a discussão sobre inclusão no Mercado de Trabalho para pessoas com Epilepsia integra a pauta de discussões da Agenda Bahia de Trabalho Decente.
As pessoas com Epilepsia em situação de vulnerabilidade socioeconômica poderão solicitar atendimento jurídico gratuito através do Núcleo de Assistência Jurídica da Faculdade Baiana de Direito para orientação em área Previdenciária (acesso a BPC, Aposentadoria, demais Benefícios, etc.) Para terem direito ao atendimento basta sinalizar na ficha de inscrição do próprio seminário no link disponibilizado https://forms.gle/YiPhWKgZKauGmTZc9
Os interessados podem acessar o link de inscrição no site da ABPEFA ( abpefa.org.br ) ou no Instagram @epilepsiabahia
Epilepsia
A epilepsia é uma doença neurológica que atinge 2% da população. Estima-se que na Bahia sejam 283 mil pessoas afetadas pela doença e pelo menos 50 mil em Salvador, capital do Estado. A Epilepsia está enquadrada como Deficiência Oculta pela Lei 14.624/2023. As pessoas com epilepsia enfrentam uma série de discriminações como demissões pós crise no mercado de trabalho, falta de atendimento adequado e preconceito. Um dos propósitos do Seminário é discutir a inclusão e acessibilidade no âmbito laboral e previdenciário.
O quê: Seminário Bahia Convivendo com a Epilepsia – 2025
Data: 13 de agosto
Local: Faculdade Baiana de Direito – Rua Dr. José Peroba, 123 – Stiep
Hora: 9h
Link de inscrição: https://forms.gle/YiPhWKgZKauGmTZc9