Na próxima quinta-feira, 23, a partir das 19h30, no Cine Teatro 2 de Julho, localizado na Rua Pedro Gama, 413, no bairro da Federação, em Salvador, acontece a exibição do documentário “Entre a Caneta e o Poder: Mulheres no Jornalismo da Bahia”. Dirigido por Daniel Talento e com produção associada de Erica Iotty, produção executiva de Karen Zardi e produção de Roger Cunha, mergulha nas histórias de resistência, inovação e determinação de mulheres que, com a caneta em punho, enfrentaram um período de intensa repressão. O filme, com direção de fotografia de Ruan Souza e Daniel Talento e montagem de Evodio Jr., proporciona uma reflexão profunda sobre os desafios que as mulheres na mídia ainda enfrentam.
Mais do que uma celebração de conquistas, a produção é um grito de guerra para a visibilidade de suas trajetórias , servindo como uma poderosa inspiração para novas gerações na luta contínua pela igualdade de gênero e pela liberdade de expressão. Ele ressalta a importância de vozes diversas e representativas e garante que o legado dessas jornalistas extraordinárias seja reconhecido e preservado para o futuro. O filme conta com depoimentos de Carmela Talento, Mariluce Moura, Isabel Santos, Jaciara Santos, Mônica Bichara e Joana D’arck, e a participação de Emiliano José.
Produzido pela Arpoador Audiovisual e Tia Maria Filmes, com trilha sonora de Bob Bastos, o filme conta com o apoio de Igluloc, Mantra, Pontomov e Planeta Filmes. “Entre a Caneta e o Poder” é um chamado à ação, um lembrete de que a luta por justiça e igualdade é contínua e que a história dessas mulheres é a prova de que a caneta, em mãos determinadas, tem o poder de transformar o mundo.
Foto Divulgação