O Brasil atingiu a marca de 36 gigawatts de potência instalada em fonte fotovoltaíca em dezembro. Em nota, a associação Absolar destacou que a capacidade alcançada é resultado de R$ 174 bilhões em investimentos. Este balanço considera tanto as usinas de grande porte como os sistemas de geração distribuída em telhados, fachadas e pequenos terrenos.
A Aboslar ressalta que a fonte corresponde a 16,3% da matriz elétrica brasileira. A energia solar evita a emissão de 44 milhões de toneladas de gás carbônico na geração de eletricidade. O segmento também responde por 1,1 milhão de empregos e R$ 48,7 bilhões em impostos recolhidos.
“Além também de contribuir no processo de descarbonização da Amazônia com utilização conjunta de baterias, o crescimento da fonte solar pode acelerar ainda mais a atração de investimentos”, acrescenta o CEO da associação, Rodrigo Sauaia.
A geração distribuída de energia solar totaliza 24,8 GW de potência instalada. Já as usinas contribuem com 11,1 GW de capacidade de geração.
Foto: mrganso/Pixabay