Na próxima semana, de 16 a 18 de outubro, acontece o IX Encontro Baiano de Estatística – Ebest, uma parceria da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) com o Departamento de Estatística da UFBA e o Conselho Regional de Estatística da 5ª Região (Conre5). O evento inclui minicursos on-line e uma tarde de palestras sobre temas inovadores da ciência de dados aplicada à avaliação de políticas públicas, com destaque para a área da saúde. A programação completa está no site ebest.sei.ba.gov.br, onde é possível fazer a inscrição gratuita.
Um dos destaques da programação é o pesquisador Maurício Barreto, médico e Ph.D. em Epidemiologia pela London School, professor emérito da UFBA, pesquisador sênior da Fiocruz e fundador do Cidacs. Na palestra de abertura, Barreto irá apresentar suas investigações sobre o impacto de políticas na saúde pública, dia 18 de outubro, às 14h, no auditório da Secretaria de Educação do Estado (SEC). O credenciamento começa às 13h.
Na sequência, a mesa redonda “Desafios e perspectivas da avaliação de políticas públicas sob o olhar de uma análise causal”, reúne os doutores Maria Yury Ichihara, médica e pesquisadora associada do Cidacs; o matemático Marcelo Taddeo, doutor em Estatística pela USP e professor no Departamento de Estatística da UFBA; e o doutor em Economia pela USP Vinícius Mendes, professor da UFBA e pesquisador do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA).
A palestra de encerramento fica por conta da doutora em Estatística pela Lancaster University e pós-doutora pela Newcastle University, Rosemeire Fiaccone. Ela é professora da UFBA e atua nos programas de pós-graduação em Saúde Coletiva e Matemática, com vasta experiência em inferência estatística aplicada à saúde. A tarde do evento será encerrada com a exposição de 28 pôsteres selecionados.
Minicursos
O Ebest oferece dois minicursos on-line sobre Inferência Causal, nos dias 16 e 17 de outubro, das 18h às 20h, no canal do Youtube da SEI BAHIA. Os cursos vão explorar métodos e algoritmos em linguagem de programação para identificar relações de causa e efeito. Dia 16, o facilitador será o doutor em Estatística pela USP e UFSCar, Diego Nascimento, professor da Universidad de Atacama (UDA/Chile). E dia 17 é a vez do economista pela UnB, Matheus Facure, especialista em inferência causal e machine learning e autor do livro Causal Inference in Python. Inscrições abertas e gratuitas!