Embraer divulga perspectivas para os próximos 20 anos

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A Embraer divulgou suas perspectivas de mercado (Market Outlook) dos próximos 20 anos para as entregas de aeronaves comerciais no segmentos de até 150 assentos. O documento foi divulgado durante a Conferência de Imprensa da Embraer no Farnborough Airshow. O Market Outlook 2024 estima 10.500 pedidos de novos jatos e turboélices até 2043, além de apresentar análises de variações e tendências globais em seis regiões do mundo, que impactam a demanda por novas aeronaves.

A importância da categoria small strictbody está crescendo. Aviões maiores nem sempre são economicamente ou operacionalmente ideais para mercados de média e baixa densidade, especialmente quando frequências diárias múltiplas são essenciais para que cidades de menor porte permaneçam bem conectadas.

Frotas com aeronaves maiores são beneficiadas quando complementadas por small strictbodies no segmentos abaixo de 150 assentos. Esse tipo de modelo opera que não é possível para jatos maiores. Além disso, os pequenos estreitos oferecem operar com mais frequência nessas rotas e, geralmente, de forma mais lucrativa. À medida que o tamanho médio das aeronaves nas principais regiões do mundo aumenta, o que reflete a forte carteira de pedidos para Narrowbodies de 200 assentos, fica claro que uma frota mista de Narrowbodies pequenos e grandes é a melhor maneira de atender às diversas características da malha de uma companhia aérea.

“Uma estratégia de frota bem-sucedida para os próximos 20 anos será uma combinação de jatos com menos de 150 assentos e de strictbodies maiores. O ambiente pós-pandemia é diferente em muitos aspectos. O mercado de transporte para passageiros de negócios e de lazer mudou e os padrões de demanda são diferentes. O ambiente corporativo de trabalho é diferente e o comércio eletrônico está crescendo. As companhias aéreas estão adicionando capacidade em grandes mercados, mas as cidades menores ainda precisam permanecer bem conectadas às malhas aéreas com voos frequentes. Acreditamos que aeronaves nos segmentos abaixo de 150 assentos sejam os mais eficientes e econômicos para atender a essa necessidade”, diz Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.

O Market Outlook também contém análises do mercado para aeronaves de carga e cita novas oportunidades resultantes do crescimento, projetadas no comércio online para os pequenos cargueiros de fuselagem estreita.

Destaques das perspectivas do mercado comercial em 20 anos – em números

O tráfego mundial de passageiros, medido em receita por passageiros por quilômetros (RPK), retomou aos níveis de 2019, exceto na região Ásia-Pacífico/China. A previsão é de que os RPKs cresçam 4% anualmente até 2043.

Ranking da taxa de crescimento regional anual da RPK: 5,0% Ásia-Pacífico (inclui China); 4,9% América Latina; 4,4% África 4,4% Oriente Médio; 3,3% Europa; 2,4% América do Norte

Participação da RPK até a final de 2043: 38% Ásia-Pacífico; 38% Europa + América do Norte;

Demanda global por novas aeronaves de até 150 assentos: 10.500 unidades; 8.470 jatos; 2.030 turboélices

Valor de mercado de todas as novas aeronaves US$ 640 bilhões: Entrega de jatos – 8.470; 2.610 América do Norte (30,8%);

(% de participação) – por região

2.260 China/Ásia-Pacífico (26,7%); 2.110 Europa/CEI (24,9%); 770 América Latina (9,1%); 380 África (4,5%); 340 Oriente Médio (4,0%)

Entrega de jatos – 8.470 – 2.610 América do Norte (30,8%);

(% de participação) – por região: 2.260 China/Ásia-Pacífico (26,7%); 2.110 Europa/CEI (24,9%); 770 América Latina (9,1%); 380 África (4,5%); 340 Oriente Médio (4,0%);

Entregas de turboélices – 2.210 – 980 China/Ásia-Pacífico (48,3%);

(% de participação) – por região – 350 América do Norte (17,2%); 290 Europa/CEI (14,3%); 220 África (10,8%); 160 América Latina (7,9%); 30 Oriente Médio (1,5%)

Informações e Foto: Embraer

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