Os consumidores que queiram negociar dívidas pelo programa Desenrola Brasil e Serasa já podem se dirigir às agências dos Correios para efetuar a negociação. O prazo segue até o próximo dia 28 e a ideia é realizar um mutirão contra a inadimplência, com descontos oferecidos por 700 empresas de todos os segmentos, inclusive concessionárias de energia e água.
Os Correios, segundo nota enviada à imprensa, disseram que não realizarão cobranças ou custos adicionais. Fazem parte das empresas parceiras bancos, financeiras, comércio varejista, operadoras de telefonia e securitizadoras. Os descontos podem chegar a 96% das dívidas do programa Desenrola Brasil, que se encerra no dia 31 de março.
Inadimplência
O Serasa identificou que em janeiro passado houve um crescimento do número de inadimplentes no comparado a janeiro de 2023, apesar de registro de dois meses consecutivos de queda. Em relação ao primeiro mês do ano passado, o número de inadimplentes também subiu, passando de 70,09 milhões para 72,07 milhões em janeiro deste ano e o grande vilão ainda é o cartão de crédito. Em 2023 ele correspondia à principal dívida para 55% dos endividados. Costumam parcelar suas compras sete em cada dez brasileiros.
Foto: Marcello Casal Junior/Agência Brasil