Devido a pressões climaticas, Conab prevê queda na safra de grão este ano

Você está visualizando atualmente Devido a pressões climaticas, Conab prevê queda na safra de grão este ano

A Conab divulgou nesta quinta-feira (7) estimativa que confirma a queda de 2,4% na produção de grãos este ano. Segundo o órgão do ministério da Agricultura, o país vai colher 312,3 milhões de toneladas na safra 2023/24.O declínio é causado principalmente pelas altas temperaturas no Centro-Oeste a ao excesso de chuvas no Sul.

“Além disso, os atrasos no plantio da soja abrem incertezas para o milho 2ª safra”, acrescentou o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Sílvio Porto.

Em compensação, o arroz tem previsão de alta na safra de 7,5%, devendo chegar a 10,79 milhões de toneladas.O resultado é fruto tanto do aumento da área plantado como da melhor produtividade. Este grão tem plantio voltado principalmente para o mercado interno

Porém, o clima também tem trazido impacto para a soja, principal produto na pauta de exportações do agronegócios . O plantio da oleaginosa, forte no oeste baiano, continua atrasado em todas as regiões produtoras. A estimativa de produção da soja nesta safra é de 160,2 milhões de toneladas.

Foto: divulgação Confederação Nacional da Agricultura

Compartilhe: