O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil – BA) faleceu de parada cardíaca em sua residência neste sábado, 17, aos 58 anos. O Samu chegou a ser acionado mas o deputado não resistiu.
O velório ocorrerá amanhã, 18, às 9h, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Bahia e o sepultamento está previsto às 14h, no cemitério Jardim da Saudade (Brotas).
Alan Sanches se elegeu deputado estadual por 4 vezes e liderou a oposição. Na Câmara de Vereadores de Salvador ele ocupou o cargo de presidente da Casa. Médico formado pela Escola Bahiana de Medicina, ele é pai do vereador Duda Sanches.
Homenagens no meio político
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT -BA) lamentou a morte do deputado em suas redes sociais. ” Recebi com tristeza a notícia do falecimento prematuro do deputado estadual Alan Sanches. Mesmo estando em campos políticos opostos, sempre tive uma relação muito respeitosa com Alan, marcada pelo diálogo e espírito democrático. Professora Tatiana e eu nos solidarizamos com os familiares, amigos e com todos que conviveram com ele. Que Deus conforte a todos “.
Vice-governador, Geraldo Júnior (MDB) expressou pesar pela perda do deputado. “Alan foi do meu partido e fomos colegas na Câmara Municipal de Salvador, onde construímos uma relação marcada pelo respeito institucional e pela convivência democrática. Apesar de termos seguido caminhos diferentes na política, preservamos ao longo dos anos a amizade, o diálogo e a consideração mútua. Me solidarizo com os familiares, amigos e colegas neste momento de dor”.
O prefeito de Salvador e colega de partido, Bruno Reis (União Brasil), expressou pesar através de suas redes sociais. ” Um sábado de imensa dor com a notícia do falecimento do deputado estadual Alan Sanches, um amigo querido e um dos quadros mais qualificados da política baiana. A Bahia perde hoje um homem dedicado, médico de reputação inigualável e sua família perde um homem extraordinário ”
A presidente da ALBA, deputada Ivana Bastos declarou luto oficial de três dias. “A Bahia está de luto. É uma grande perda para a política baiana e brasileira, já que ele se preparava para disputar uma cadeira na Câmara Federal “, disse.
O deputado Adolfo Menezes (PSD) destacou a lealdade do político em sua trajetória e apresentou Moção de Pesar. “Meu abraço solidário a toda a família, na figura do seu filho, o vereador Duda Sanches, que, tenho certeza, vai dar continuidade ao grande legado político de seu pai”.
O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), decretou luto pelo falecimento do deputado. “Ele foi um amigo pessoal que cultivamos em nossa caminhada política. Foi vereador e presidente da Câmara e conhecia como poucos a nossa cidade”.
O vereador Duda Sanches, filho do deputado Alan Sanches se manifestou em suas redes sociais. “Meu pai foi o homem que me ensinou a viver. Com ele aprendi a amar o próximo, a fazer o bem sem olhar a quem, a agir com verdade, simplicidade e honestidade. Seus valores moldaram minha vida e a forma como enxergo o mundo”, disse.
A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) manifestou pesar pela perda. “Escrevo hoje com profundo respeito para registrar meu pesar pelo falecimento do deputado estadual Alan Sanches, aos 51 anos, vítima de uma parada cardíaca. A morte de alguém tão jovem, com vida pública ativa, sempre nos impacta e entristece. Embora tivéssemos posições políticas distintas, reconheço que a democracia se constrói justamente na convivência entre as diferenças. O respeito institucional, o diálogo e a defesa das ideias fazem parte da política quando ela é exercida com seriedade. Alan teve uma trajetória marcada pelo compromisso com aquilo que acreditava e pelo exercício do mandato que lhe foi confiado”.
Foto reprodução Instagram Alan Sanches
