Da base de produção à comercialização, Governo impulsiona agricultura familiar em três municípios

Você está visualizando atualmente Da base de produção à comercialização, Governo impulsiona agricultura familiar em três municípios

Agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Caém, Jacobina e São José do Jacuípe foram beneficiados, no último fim de semana, com novos equipamentos e centros de comercialização para impulsionar o desenvolvimento econômico a partir do rural, desde a base de produção até a comercialização.

As novidades chegaram à São José do Jacuípe, no território Bacia do Jacuípe. Lá foi entregue a nova cobertura do Mercado Municipal e 50 novas barracas de feira, o que beneficiou diretamente as famílias agricultoras que comercializam seus produtos na feira de frutas e verduras, que funcionava a céu aberto, além de toda a população, que contará com mais segurança e conforto para adquirir os produtos.

Ainda em São José de Jacuípe, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), entregou também a reforma e ampliação da Unidade de Beneficiamento de Mel para a Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa da Bahia (CPC).

O apicultor Leomarcio Araújo, da coordenação estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), contou os benefícios da nova unidade. “Antes, quem desenvolvia a atividade teria que se deslocar para outra unidade ou realizar a colheita de forma inadequada, sem o devido padrão de higiene. Agora, teremos condições de realizar a colheita na própria comunidade e o retorno econômico somará bastante na renda familiar”. A nova unidade está certificada com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para realizar o processamento do mel.

Já nos municípios de Caém e Jacobina, os equipamentos foram entregues no sábado (9/9). Em Caém, 40 barracas de feira agora estão disponíveis para organizar e qualificar a feira livre do município. Além disso, foi autorizada a reforma da praça que sedia o espaço e a reforma e ampliação do Mercado Municipal da sede

Com os novos equipamentos, feirantes como Tales Azevedo esperam melhorar a comercialização dos produtos. “Antes, tínhamos barracas improvisadas, algumas até bem antigas e desgastadas. Com essas barracas novas, nossa feira fica mais organizada e atraente. Agora, podemos apresentar nossos produtos de forma mais profissional e convidativa”.

Fonte: Ascom/CAR

Foto: Rafael Martins/GOVBA

Compartilhe: