Praias de uma beleza exuberante e restaurantes oferecendo o que há de melhor da gastronomia da Costa do Coqueiros. Neste clima mais de 20 mil pessoas participaram entre os dias 5 e 15 de dezembro, da 18ª edição do Festival de Cultura e Gastronomia Tempero no Forte. Mais de 30 restaurantes e hotéis de Praia do Forte, Guarajuba, Itacimirim, Lagoa Aruá, Imbassaí, Santo Antônio e Massarandupió aderiram ao festival, que ofereceu uma programação aliando culinária, música e turismo. Apoiado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) o evento movimentou os principais destinos da zona turística Costa dos Coqueiros, no litoral norte da Bahia.
“A festa gastronômica impulsionou a economia da região, gerando um significativo aumento no fluxo de visitantes. A Praia do Forte, que concentrou o maior número de estabelecimentos participantes, registrou quase 90% de ocupação hoteleira”, relatou a organizadora do Tempero no Forte, Djanira Dias.
Outro evento que também alavancou a presença de visitantes foi o Festival Costa dos Coqueiros recebeu mais de duas mil pessoas, no Centro de Arembepe, nos dias 13 e 14 de dezembro. O evento contou com a participação de expositores que apresentaram artesanato e gastronomia típica, representando atrativos da região. A programação incluiu, também, manifestações culturais, oficinas, workshops e shows musicais.
Náutica
No porto de Salvador, na zona turística Baía de Todos-os-Santos, o último fim de semana teve visitação gratuita a duas embarcações da Marinha: o navio-patrulha Gravataí e o navio-varredor Aratu. A iniciativa atraiu centenas de pessoas e integrou as comemorações da Semana do Marinheiro, com o apoio da Setur-BA, visando incentivar o turismo náutico.
Informações e foto Setur-BA