Contratações temporárias pressionam logística de transporte; startup usa IA para ajudar empresas

Você está visualizando atualmente Contratações temporárias pressionam logística de transporte; startup usa IA para ajudar empresas

A BUSUP, startup especializada em gestão de transporte corporativo, tem sido acionada por empresas como Mercado Livre, Amazon e O Boticário para organizar o deslocamento dos milhares de novos funcionários contratados neste fim de ano. As contratações de dezembro pressionam a logística das companhias, em um período que deve abrir 535 mil vagas temporárias no país, segundo a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem).

Com base em inteligência artificial (IA), a plataforma da BUSUP identifica automaticamente as rotas ativas com assentos disponíveis, otimiza trajetos, calcula a proximidade dos colaboradores recém-contratados em relação aos pontos de embarque e sugere ajustes imediatos conforme o volume aumenta. Atualmente, a companhia realiza aproximadamente 2.400 rotas por dia, transportando cerca de 76 mil passageiros diariamente por meio de uma rede de mais de 170 operadores parceiros.

A solução permite que empresas evitem que este pico de contratação represente um aumento significativo no custo de transporte e principalmente identificar as regiões onde as rotas possuem maior ociosidade, fazendo que o departamento de recrutamento dedique seus esforços de contratação nestas regiões. Além disso, dashboards em tempo real mostram ocupação dos veículos, demanda por turno, horários críticos e previsões de chegada, evitando rotas subutilizadas ou atrasos que comprometem a produtividade.

Para os grandes operadores logísticos, isso representa uma redução do tempo entre contratação e operação ativa. Na prática, a tecnologia evita gargalos, diminui absenteísmo por falta de transporte adequado e melhora a previsibilidade das escalas.

“O fim do ano desafia até as operações mais maduras. Não basta contratar mais gente. É preciso garantir que todos cheguem ao local de trabalho no horário certo, com segurança e previsibilidade. A nossa tecnologia permite que os clientes escalem o transporte corporativo com a mesma velocidade com que escalam as contratações. É isso que mantém a operação fluindo durante Natal e Ano Novo”, afirma Danilo Tamelini, cofundador e presidente LATAM da BUSUP.

Compartilhe:

Deixe um comentário