Alessandra Nascimento
O Site Café com Informação ☕️ esteve presente no II Forum Bahia China de Cooperação para Estudos, Projetos e Negocios e acompanhou de perto as discussões estratégicas envolvendo energia limpa, cidades inteligentes, logística e inovação.
A China é o primeiro maior parceiro comercial do Brasil e da Bahia. Durante o evento tivemos a oportunidade de entrevistar a Cônsul geral da República Popular da China, Sra. Tian Min.
Site Café com Informação ☕️: Qual a importância da Bahia para a China?
Tian Min: A Bahia é um estado muito importante do Brasil e faz parte da jurisdição do Consulado da China no Rio de Janeiro. Da minha parte vamos impulsionar ainda mais essa cooperação. A China é o maior maior parceiro da Bahia representando quase 30% das exportações totais do Bahia.
SCI: Trata-se do II Forum Bahia-China. Qual seu diferencial?
TM: Já conhecemos as áreas tradicionais de investimento, comércio, agora queremos ampliar nossa penetração a partir deste segundo fórum Cidades Inteligentes, Logística, Saúde. Penso que podemos impulsionar ainda mais a nossa população em pontos de atração e sinergia econômica.
SCI: Como você vê a recente visita do governo baiano à China?
TM: A visita nos trouxe um grande impulso para a cooperação entre estado da Bahia e a província Shandong. A visita do governador teve muito sucesso. Aproveitar os 50 anos de relações diplomáticas para ampliar ainda mais. Nós, como consulado, estamos empenhados em consolidar esse esforço.
SCI: Quais empresas chinesas já estão presentes na Bahia?
TM: Varias empresas ja estão presentes. O Complexo Eolico com a empresa CGN, a automotiva BYD e o CFC, que é uma empresa da construção de ferrovias, também está está construindo um primeiro trecho da Fiol, ferrovia que liga até os portos.
Foto: Alessandra Nascimento/ Site Café com Informação