O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), métrica calculada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) para monitorar as expectativas do setor produtivo do estado, marcou -70 pontos em maio numa escala que vai de -1.000 a 1.000 pontos.
Em maio, portanto, houve avanço do nível de confiança nos comparativos mensal e anual. Quanto a abril, quando o indicador havia sido de -126 pontos, o aumento foi de 56 pontos. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve expansão de 79 pontos, já que o ICEB havia sido de -149 pontos à época.
Dessa maneira, como sinaliza Luiz Lobo, integrante técnico da SEI, “apesar de ainda não se ter garantia de uma trajetória de crescimento, o resultado mais recente do ICEB indicou que a confiança, pelo menos, já se recuperou dos tombos observados em março e abril”.
Com -70 pontos em maio, o ICEB registrou a sétima pontuação seguida abaixo de zero. Além disso, apesar da alta captada na margem, o referido indicador ainda se manteve na zona de Pessimismo Moderado.
A elevação do nível de confiança de abril a maio não aconteceu de forma generalizada, visto que não ocorreu em um dos quatro setores (Comércio, no caso). A alta em relação a maio do ano passado também repercutiu em três das atividades (Indústria, Serviços e Comércio).
Ao final, em maio deste ano, apenas um dos setores assinalou pontuação superior a zero: a Agropecuária, com 65 pontos. As demais pontuações foram: Indústria, -52 pontos; Serviços, -91 pontos; e Comércio, -115 pontos. Dessa forma, o setor agropecuário foi o de melhor resultado, enquanto a atividade de Comércio expôs o menor nível de confiança.
Do conjunto avaliado de temas, os itens crédito, PIB estadual e emprego foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano. Em contrapartida, as variáveis juros, câmbio e inflação apresentaram os indicadores de confiança em situação menos desfavorável no mês.
O boletim completo com as análises referentes ao mês de maio pode ser acessado diretamente do site da SEI clicando aqui.
Fonte: Ascom/SEI Foto: Manu Dias/GOVBA