Os primeiros editais do Concurso Público Nacional Unificado serão lançados nesta quarta-feira (10). As inscrições para as 6.640 vagas em 21 órgãos federais começam no próximo dia 19 e vão até 9 de fevereiro. Haverá contratações para profissionais de nível médio e com formação superior.
Os editais detalharão conteúdos, critérios de classificação e eliminação, lista de espera, cadastro de reserva, validade do certame, cronograma completo e composição das notas finais. A estimativa do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) é viabilizar a convocação em 5 de agosto.
Na quarta, em entrevista coletiva às 14h30, a titular do MGI, Esther Dweck, técnicos da pasta e da Fundação Cesgranrio, realizadora do concurso, vão explicar os pormenores do certame. As provas serão aplicadas em 217 municípios.
O MGI irá preencher 1.480 cargos. Outras 900 vagas serão de auditor fiscal do trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego. Na Saúde, o ministério vai ocupar 220 postos e outros 35 se destinarão à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Já o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) preencherá 742 postos. Também serão convocados novos servidores para órgãos como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), que somam 620 e 502 cargos, respectivamente.
Foto: Agência Brasil