Concurso de Qualidade do Mel na Bahia Farm Show termina em empate

Você está visualizando atualmente Concurso de Qualidade do Mel na Bahia Farm Show termina em empate

Na 18ª edição da Bahia Farm Show, o Concurso de Qualidade do Mel, realizado pelo Centro Tecnológico Agropecuário do Estado da Bahia (Cetab), órgão da Secretaria da Agricultura (Seagri), destacou os melhores produtores de mel da região Oeste. A cerimônia de premiação foi realizada no estande do Governo do Estado, instalado no Complexo Bahia Farm.
Em uma ocorrência inesperada, o concurso testemunhou um empate técnico para o primeiro lugar na categoria mel de abelha Apis mellifera. Osmar Luís Cappellesso, da Mel Flor do Serrado, e Asamir Trento, da Mel do Oeste, ambos do município de Luís Eduardo Magalhães, compartilharam o topo do pódio. Eles receberam certificados de premiação e vouchers para ensaios completos no Cetab, um incentivo para a continuidade da produção de mel de alta qualidade.


Ao receber o prêmio, Cappellesso agradeceu a oportunidade de “mostrar o grau de qualidade dos produtos ofertados por pequenos agricultores como nós, da Mel Flor do Serrado”. Nessa mesma linha, Asamir Trento, também primeiro colocado, destacou que o concurso promovido pela Seagri “valoriza o trabalho do pequeno agricultor e ressalta nossa luta para produzir alimentos com qualidade”.


A Associação dos Apicultores e Apicultoras Rurais de Baixa Funda (APIRBAF), do município de Santana-BA, conquistou o segundo lugar, enquanto a Associação de Pequenos e Médios Produtores Rurais de Espraiado e Regiões Circunvizinhas, de Riacho de Santana-BA, levou o terceiro lugar. Esses prêmios reforçam o compromisso do Cetab em valorizar o trabalho árduo dos apicultores da região.
O concurso, que tem como objetivo promover a excelência na produção de mel e valorizar o trabalho dos apicultores, realizou análises rigorosas das amostras baseadas em parâmetros físico-químicos, organolépticos e sensoriais, assegurando uma avaliação detalhada da qualidade do produto.
Paulo Mesquita, coordenador geral do Cetab, afirmou que “a competição visa estimular a produção de mel de alta qualidade na Bahia, valorizar o trabalho dos apicultores e meliponicultores, e promover o consumo de produtos derivados das abelhas”.

Informações e foto Ascom Seagri Bahia

Compartilhe:

Deixe um comentário