Uma pesquisa recente da Serasa Experian buscou analisar compras em marketplaces cujos cartões utilizados como meios de pagamento eram de parentes dos titulares das contas nas plataformas. A análise revelou que, das mais de 60 mil transações consideradas no estudo, 65,9% foram finalizadas com cartões das mães. O parentesco menos comum nas operações foram de “Outros”, que inclui pais, netos e/ou sobrinhos.
Contestação de compra
A Serasa Experian também analisou o risco relativo de contestação das transações on-line analisadas e identificou que as compras feitas com os cartões de Avós(ôs) são mais contestadas do que as realizadas com os cartões de outros parentes: 153,8% mais chances do que cartões de filhos e risco 73,7% maior que o das Mães.
Para o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da empresa, Caio Rocha, “quando uma transação on-line feita por cartão de crédito é contestada pelo titular é sinal de que uma fraude pode ter ocorrido. A solução ideal é que ambas as partes na transação comercial, o dono do cartão e as empresas, se protejam contra fraude em ambientes digitais para evitar prejuízos financeiros. Emitir cartões digitais temporários, por exemplo, é um bom caminho para os consumidores aumentarem a segurança em compras on-line e investir em um processo inteligente de combate à fraude com uma camada adicional, que protege as compras feitas em ambientes digitais, ajuda as empresas a identificarem fraudadores com mais eficiência”.
Quase metade das tentativas de fraude é relacionada a Bancos e Cartões
Do total de investidas criminosas registradas no primeiro semestre de 2023, 45,5% foram no setor de Bancos e Cartões, segundo dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. Outro dado alarmante é de que o volume de incidentes ligados a cartões bancários cresceu 18% no último trimestre de 2022 na comparação com o trimestre anterior, de acordo com o último Relatório Global de Identidade e Fraude da Serasa Experian. Considerando que mais da metade dos entrevistados afirmaram ter quatro cartões de crédito ou mais, é importante que as empresas deem mais atenção à segurança deste meio de pagamento, que é o preferido para 80% dos brasileiros, segundo a pesquisa “Meios de Pagamento no Brasil”, realizada em maio de 2023 pela Opinion Box.
Pensando nisso, a Serasa Experian acaba de lançar a ferramenta “Verificação de Cartão”, voltada a identificar o risco de fraude que está por trás de cada transação on-line realizada com cartões de crédito “não presentes”, ou seja, que dispensa o uso da senha. A validação é feita por meio do cruzamento de informações cadastrais do CPF do titular do cartão, os dados BIN (primeiros 6 a 8 dígitos, que indicam a bandeira, o banco emissor e a variante do cartão) e os últimos 4 dígitos.
“Essa nossa nova solução considera o grau de pertencimento de um CPF associado com o cartão de crédito que está sendo analisado. E o grande benefício é que nós vamos muito além de um simples batimento de dados. Fazemos também a validação cadastral dos vínculos do usuário e sua análise comportamental no mercado, o que traz mais assertividade para a análise – e, consequentemente, mais proteção para o negócio e para os consumidores.”, explica Caio Rocha.
Informações Serasa
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