Compras com cartão de crédito de parentes: o da mãe é o mais utilizado em marketplaces, revela Serasa Experian

Você está visualizando atualmente Compras com cartão de crédito de parentes: o da mãe é o mais utilizado em marketplaces, revela Serasa Experian

 

Uma pesquisa recente da Serasa Experian buscou analisar compras em marketplaces cujos cartões utilizados como meios de pagamento eram de parentes dos titulares das contas nas plataformas. A análise revelou que, das mais de 60 mil transações consideradas no estudo, 65,9% foram finalizadas com cartões das mães. O parentesco menos comum nas operações foram de “Outros”, que inclui pais, netos e/ou sobrinhos.

Contestação de compra

A Serasa Experian também analisou o risco relativo de contestação das transações on-line analisadas e identificou que as compras feitas com os cartões de Avós(ôs) são mais contestadas do que as realizadas com os cartões de outros parentes: 153,8% mais chances do que cartões de filhos e risco 73,7% maior que o das Mães.

Para o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da empresa, Caio Rocha, “quando uma transação on-line feita por cartão de crédito é contestada pelo titular é sinal de que uma fraude pode ter ocorrido. A solução ideal é que ambas as partes na transação comercial, o dono do cartão e as empresas, se protejam contra fraude em ambientes digitais para evitar prejuízos financeiros. Emitir cartões digitais temporários, por exemplo, é um bom caminho para os consumidores aumentarem a segurança em compras on-line e investir em um processo inteligente de combate à fraude com uma camada adicional, que protege as compras feitas em ambientes digitais, ajuda as empresas a identificarem fraudadores com mais eficiência”.

Foto StockSnap Pixabay

 

Quase metade das tentativas de fraude é relacionada a Bancos e Cartões

 

Do total de investidas criminosas registradas no primeiro semestre de 2023, 45,5% foram no setor de Bancos e Cartões, segundo dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. Outro dado alarmante é de que o volume de incidentes ligados a cartões bancários cresceu 18% no último trimestre de 2022 na comparação com o trimestre anterior, de acordo com o último Relatório Global de Identidade e Fraude da Serasa Experian. Considerando que mais da metade dos entrevistados afirmaram ter quatro cartões de crédito ou mais, é importante que as empresas deem mais atenção à segurança deste meio de pagamento, que é o preferido para 80% dos brasileiros, segundo a pesquisa “Meios de Pagamento no Brasil”, realizada em maio de 2023 pela Opinion Box.

 

Pensando nisso, a Serasa Experian acaba de lançar a ferramenta “Verificação de Cartão”, voltada a identificar o risco de fraude que está por trás de cada transação on-line realizada com cartões de crédito “não presentes”, ou seja, que dispensa o uso da senha. A validação é feita por meio do cruzamento de informações cadastrais do CPF do titular do cartão, os dados BIN (primeiros 6 a 8 dígitos, que indicam a bandeira, o banco emissor e a variante do cartão) e os últimos 4 dígitos.

“Essa nossa nova solução considera o grau de pertencimento de um CPF associado com o cartão de crédito que está sendo analisado. E o grande benefício é que nós vamos muito além de um simples batimento de dados. Fazemos também a validação cadastral dos vínculos do usuário e sua análise comportamental no mercado, o que traz mais assertividade para a análise – e, consequentemente, mais proteção para o negócio e para os consumidores.”, explica Caio Rocha.

 

Informações Serasa

Foto MBatty/Pixabay

Compartilhe: