Começa o Bahia Oil & Gas Energy 2024 maior evento do setor de óleo e gás

Você está visualizando atualmente Começa o Bahia Oil & Gas Energy 2024 maior evento do setor de óleo e gás

Alessandra Nascimento

Fica até a próxima sexta-feira, 24, no Centro de Convenções de Salvador, o Bahia Oil & Gas Energy 2024. Considerado maior evento do setor do petróleo e gás, ele iniciou abordando assuntos de relevância na área. Nicolás Honorato, diretor do PetroNor e idealizador do evento deu as boas-vindas aos participantes e comentou sobre a importância do evento para a cadeia e o fortalecimento do networking. “Um espaço de contato para parcerias nacionais e internacionais. É gratidão que expresso aos patrocinadores que acreditaram e continuam acreditando nesse evento. São empresas que realmente estão honrando a rica história do petróleo e gás da Bahia, de mais de 80 anos”, disse.

Foto: Alessandra Nascimento/Site Café com Informação


Uma das patrocinadoras do evento, a Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), tinha um espaço inteiramente dedicado à sua história. O diretor-presidente, Luiz Gavazza, reiterou a importância do evento para a Bahiagás. “Trata-se de um evento muito importante para todo o segmento de gás. Da produção ao tratamento, do escoamento, ao transporte e, finalmente à distribuição e comercialização que é conosco. É essencial apontar para os 11 trabalhos aqui apresentados e a inovação que possa produzir resultados competitivos com a atuação de todos de forma integrada”, ressaltou.

Foto: Alessandra Nascimento/Site Café com Informação

PetroReconcavo marca presença

Uma das peso-pesado presentes no evento foi a PetroReconcavo. O diretor executivo de comercialização e novos negócios, João Vitor Moreira, recebeu o site Café com Informação para conversar sobre a empresa. Ele lembrou que a empresa opera em diversos municípios, mas se destaca em Mata de São João e Itanagra e aponta a diversidade da operação da empresa. “Cotamos com mais de 25 concessões. São áreas enormes, e mais de 1000 postos. É uma produção On Shore muito pulverizada e intensa. A gente está com todo Recôncavo baiano. Daí vem o nome da companhia”, coloca.
As operações da PetroReconcavo se iniciaram em 2000, e Moreira cita que de início foi com 12 concessões e logo a seguir foi aumentado o portfólio. “Atualmente são 30 concessões em operação na Bahia e mais 30 concessões no estado do Rio Grande do Norte. Responde por uma produção média de 26 mil barris de óleo equivalente/dia e uma receita liquida superior a R$ 1 bilhão anuais”.
O diretor executivo comentou que 100% da produção é destinada ao mercado doméstico e o refino é feito na Bahia e no Rio Grande do Norte, dois Estados em que a empresa está situada. “Nós somos pioneiros em venda direta aos consumidores finais, que são as distribuidoras. Hoje, a BahiaGás fez aqui um depoimento na abertura dela. Nós somos hoje um dos principais fornecedores dela e significa dizer que a gente consegue chegar até o mercado final. Temos contratos com seis das oito distribuidoras que estão na malha interligada de transporte no Nordeste, o que se traduz em uma capilaridade muito grande no mercado”, frisa.

Foto: Alessandra Nascimento/Site Café com Informação

Diretor da TAG comenta sobre a importância logística
Ovídio Quintana, diretor comercial regulatório da Transportadora Associada de Gás S.A, TAG, do segmento de gás, observou que atualmente o gás do Nordeste exerce uma grande importância para o país. “O Bahia Oil & Gás Energy é um grande networking. A incorporação de gasodutos é vital para o país. São nove estados na costa brasileira interligando Nordeste com Sudeste”, pontua.
Ele considera a representatividade do mercado, cita investimentos e, principalmente, a dinâmica em uma maior cooperação. “O segmento de transporte, que somos nós, é que, fazemos a logística da energia. Tem o seu lado técnico na segurança que é muita responsabilidade. Se trabalha 365 dias por ano. Então existe um ativo linear. Trata-se de um desafio tecnológico muito grande”, menciona.
Vale lembrar que a TAG anunciou no final do ano passado que concluiu a assinatura de 35 novos contratos com início de vigência a partir de 1º de janeiro de prestação de serviço de transporte de gás no regime de entrada e saída para empresas como a Copergás e PetroReconcavo dentre outras.

Foto: Alessandra Nascimento/Site Café com Informação

“Conexão com parceiros faz a diferença em nosso negócio”, diz Juarez Abdalla, diretor comercial da CDGN

A CDGN, subsidiaria da MDC Energia, que contabilizou em EBITDA em 2023, cerca de 57 milhões e conta com 200 colaboradores. A empresa aposta na conectividade com parceiros. Para Juarez Abdalla, o evento é muito importante porque realiza a interface com produtores, parceiros e clientes finais. Ele fala da importância do país na transição energética e no uso de recursos renováveis como a biomassa a partir do Eucalipto na Bahia.
“Nossa matriz fica Rio de Janeiro, mas o núcleo de operação é na Bahia. A gente também tem um escritório na Bahia, onde fica toda a central de serviço compartilhado a partir do desenvolvimento de negócios. Então esse evento é muito importante porque nos conecta com nossos clientes além é claro, do protagonismo que traz esse evento aos participantes”.

Compartilhe:

Deixe um comentário