Começa a valer aumento de biodiesel no diesel

Você está visualizando atualmente Começa a valer aumento de biodiesel no diesel

Começa a valer a partir desta sexta-feira (1º/03) o aumento do percentual da mistura de biodiesel ao diesel vendido para o consumidor final. Agora passa a ser  14% o biocombustível agregado ao diesel.

Essa decisão foi aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) mas vale lembrar que a decisão é uma antecipação do cronograma da mistura. A partir de 1º de março de 2025 a porcentagem sobe para 15% à mistura.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira considera a medida  importante por contribuir para a descarbonização dos setores se transporte de cargas rodoviário.

“A ampliação da mistura foi definida na primeira reunião do CNPE, logo no início da gestão do presidente Lula. Com isso, fortalecemos não só o nosso agronegócio, mas a agricultura familiar, combatendo as desigualdades e respeitando as vocações regionais. Prova disso é o decreto de reformulação do Selo Biocombustível Social, que editamos recentemente, fazendo com que toda a cadeia produtiva se desenvolva, desde o pequeno cooperado que tem a sua plantação até a grande usina produtora de biodiesel”, detalhou Silveira.

O  aumento na demanda de  biodiesel é seguido de aumento no numero de empregos na cadeia. Acredita-se que ainda neste ano sejam gerados 14 mil empregos fora os ganhos em segurança energética nacional oriundas da redução da importação de 2 bilhões de litros de diesel A.

Com a medida devem ser reduzidos  gastos com importação do combustível fóssil da ordem de R$ 7,2 bilhões, por outro lado o aumento da demanda de matéria-prima, para o biocombustível, em especial da soja, aumenta para 6 milhões de toneladas do grão até 2025, quando será adotado o B15.

Foto Ewan3336/Pixabay

Compartilhe:

Deixe um comentário