Alessandra Nascimento
Editora-chefe
Vou iniciar a Coluna Negócios desta semana com uma frase de Thomas Edison, “O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez”. E para se tentar é preciso dedicação, foco e qualificação. Esse sentimento foi uma das lições que o empresário Paulo André Rodriguez e Mello aprendeu. Proprietário do fundo de investimentos Nazca, o grupo sempre teve em seu radar investir em uma franquia na área de alimentação. Foi então que surgiu a oportunidade: O Zé Coxinha, criado em 2011, acabou sendo vendida ao grupo em janeiro de 2021. Uma nova filosofia empresarial precisou ser implementada na rede recém adquirida, dispondo de estruturações no negócio que se expandiu para franquias.
Paulo André lembra os momentos desafiantes que passou. “Quando assumimos a operação, fazer a virada da chave com os licenciados para o novo modelo de franquia, foi bastante desafiador. Como também a qualidade dos produtos e processos de produção na indústria”.
Ele diz que o cardápio inclui lanches fritos e assados, doces e bolos, tendo como público pessoas dos 14 aos 65 anos, que gostam de refeições fora de casa. “Atendemos eventos, festas e comemorações e contamos com 200 colaboradores que atuam direta ou indiretamente no negocio”. O empresário aponta o investimento de R$ 1,5 milhões e no faturamento de R$ 18,5 milhões em 2022, com expectativa de subir para R$ 25 milhões em 2023.
A fabricação própria garante a qualidade na rede de produção que são diariamente 20mil salgados, quase 12 milhões de coxinhas por mês, numa fábrica de 1 mil m2. O controle de qualidade atende a padrões da marca que são distribuídos por 40 lojas, mas segundo Paulo André a estratégia de expansão é a perspectiva de abrir 500 unidades. “Estamos presentes em Minas Gerais, Espirito Santo e nos programando para entrar no Rio de Janeiro”, revela.
O empresário comenta que a rede oferece suporte aos franqueados com treinamentos acompanhamento do negócio. “Apoiamos na implantação da unidade, assessoramento com consultor especializado, plano de marketing de inauguração, vendas, atendimento aos clientes, explorando ao máximo o potencial do seu negócio”, fala.
Paulo André encerra a entrevista aconselhando os empreendedores a trabalharem com compromisso, planejamento e foco na gestão do caixa. Com as palavras do empresário “Nada, por pior ou melhor que seja, é definitivo”, encerramos a entrevista desta semana da Coluna Negócios desejando sucesso em seus empreendimentos.