CMN aprova Resolução que ajusta normas do Programa de Financiamento às Exportações

Você está visualizando atualmente CMN aprova Resolução que ajusta normas do Programa de Financiamento às Exportações

Em reunião ordinária realizada com o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou norma para aperfeiçoar a Resolução CMN nº 4.897/2021, que trata das condições e dos procedimentos para pleito, aprovação e pagamento dos subsídios do Proex. O Proex, instituído em 1991, promove as exportações brasileiras, viabilizando financiamentos em condições equivalentes às praticadas no mercado internacional.

A principal alteração promovida foi a adequação no Programa para permitir que nos casos em que o potencial beneficiário não possa aguardar a finalização da análise do seu pleito de benefício no Programa para realizar o embarque, a exportação possa ocorrer antes de finalizada tal análise. Nesse caso, o exportador assume o risco da eventual não aprovação do pleito, mas não perde a possibilidade de pleitear o benefício por não poder aguardar os trâmites burocráticos para embarcar sua mercadoria.

Além disso, a norma estabelece o prazo de 60 dias para que as instituições financeiras informem ao Agente Financeiro do Proex, o Banco do Brasil, sobre eventuais valores a serem restituídos para o Tesouro Nacional nos casos de liquidação antecipada dos financiamentos, inadimplemento e substituição de índices de referência utilizados nas taxas de financiamento. Caso não cumprido o referido prazo, a norma prevê que a União poderá impedir novas aprovações de operações com aquela instituição financeira até a regularização com o Agente Financeiro do Programa. Foi regulamentada, também, a possibilidade de a União cobrar administrativa ou judicialmente os valores devidos nessas situações das instituições financeiras.

O CMN é um órgão colegiado presidido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e composto pelo presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, e pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

Fonte: Ministério da Fazenda

Foto Wenderson Araujo/Trilux/Agência Brasil

Compartilhe: