Cenp e Anbima firmam parceria para fortalecer autorregulação no país

Você está visualizando atualmente Cenp e Anbima firmam parceria para fortalecer  autorregulação no país

A força da autorregulação em dois dos setores mais estratégicos da economia brasileira esteve no centro de um encontro inédito que ocorreu nesta terça-feira (9), em Brasília. O Cenp (Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário) e a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) firmaram um acordo de cooperação mútua que inaugura uma nova fase de diálogo e colaboração entre as duas entidades.

A iniciativa nasce com o propósito de reforçar a importância da autorregulação como pilar de desenvolvimento econômico, destacando seu papel na promoção da transparência, da ética e das condições justas de concorrência em setores essenciais para o país. O acordo prevê troca de experiências, compartilhamento de boas práticas e construção de uma agenda comum de trabalho para 2026, voltada ao fortalecimento da governança e da qualificação técnica.

O Cenp tem como propósito zelar pelas relações ético-comerciais que sustentam o ecossistema da publicidade no Brasil. Para isso, reúne as principais entidades e lideranças do setor, representando anunciantes, agências, veículos de comunicação e elos digitais, atuando como emulador de boas práticas e centro de debates, promovendo o diálogo e a colaboração entre os diferentes atores da indústria. Entre suas atribuições, destaca-se a certificação de agências de publicidade, assegurando atuação responsável e alinhada aos princípios da autorregulação.

A Anbima atua na autorregulação do mercado financeiro e de capitais, estabelecendo códigos de boas práticas e supervisionando sua aplicação entre instituições do ecossistema. Também é responsável por certificar profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento — com os exames CPA-10, CPA-20 e CEA, reconhecidos como referência nacional em qualificação técnica e ética.

“Publicidade e mercado financeiro são dois pilares da economia brasileira e referências globais em suas áreas. Ambos têm na autorregulação a base para garantir ética, transparência e livre concorrência. Assim como o Cenp trabalha para conectar os elos da indústria publicitária e acompanhar as transformações do mercado, a Anbima atua para fortalecer o sistema financeiro com os mesmos princípios de integridade e qualificação. Essa parceria mostra que a autorregulação é, acima de tudo, um instrumento de desenvolvimento para a economia brasileira”, afirma Luiz Lara, presidente do Cenp.

“A parceria entre Anbima e o Cenp comprova que o modelo de autorregulação oferece uma contribuição de grande relevância para a sociedade brasileira, independentemente da atividade econômica. As experiências das duas entidades mostram que todos têm a ganhar quando os próprios setores conseguem se alinhar para seguir boas práticas e trabalhar de maneira mais transparente e ética. A agenda comum que os mercados financeiro e de capitais e o mercado publicitário passam a construir com esse acordo certamente trará muitos benefícios para os dois setores”, observa Carlos André, presidente da Anbima.

O evento, realizado em Brasília, também busca ampliar o diálogo com o poder público ao evidenciar como a autorregulação pode contribuir de forma técnica e colaborativa para o aprimoramento das práticas de mercado. Além dos presidentes das duas entidades, André e Lara, participaram do evento José Carlos Doherty, diretor-executivo da Anbima, Flavio Lara Resende, vice-presidente institucional da ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), Regina Augusto, diretora-executiva do Cenp, Amanda Brum, diretora executiva de marketing e comunicação da Anbima e Cristiane Coelho, diretora-presidente da Fin (Confederação Nacional das Instituições Financeiras).

Foto: Nappiness/Pixabay

Compartilhe:

Deixe um comentário