Carnaval impulsiona economia criativa

Você está visualizando atualmente Carnaval impulsiona economia criativa

Com uma previsão de injeção financeira de R$ 6,5 bilhões, somente na Bahia, o Carnaval tem o potencial de impulsionar a economia criativa e os pequenos negócios. Micro e pequenas empresas de ramos como alimentação, cultura, turismo e beleza têm boas oportunidades para incrementar a receita durante o reinado de momo, de acordo com o Sebrae.


Segundo o órgão federal, planejamento, organização e criatividade são ferramentas fundamentais para ter uma renda extra na festa. A coordenadora de Economia Criativa do Sebrae, Denise Marques, afirma que a festa desperta os empreendedores criativos que são movidos à paixão pelo que fazem.

“É o momento ideal para validar e testar seu negócio, a fim de gerar um engajamento com seu público-alvo. Depois é seguir o fluxo de qualquer empreendimento, que é ter de fato um CNPJ e alcançar novas oportunidades”, complementa.

O setor de beleza, que segue em alta no Brasil, com a formalização de 180.831 microempreendedores individuais (MEI) em 2023 – quase 500 por dia, é um dos segmentos impulsionadas no Carnaval. A soteropolitana Carmem Perucaria tem a expectativa de aumentar as vendas de laces wig (semelhante ao cabelo natural) e cabelos orgânicos em 60%. A empresa atua tem 15 anos no mercado.

“No Carnaval, em especial, investimos em cabelos orgânicos que imitam muito o cabelo humano e são feitos da mesma matéria-prima do sintético, mas com textura e aparência de cabelos naturais e com preço bem acessível”, comenta a empresária Leona Santana.

O Sebrae lembra a importância de manter o estoque atualizado para não perder vendas, acompanhando também as novidades no setor onde o pequeno negócio atua. O período também é também uma boa oportunidade para fechar combos com parcerias externas com lojas, pousadas, bares e restaurantes que recebem o mesmo público de interesse do seu negócio (combo externo).

Foto: divulgação/Agência Sebrae Nacional

Compartilhe:

Deixe um comentário