Um levantamento realizado pelo Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre e patrocinador oficial do Carnaval de Rua de Salvador, mostra que 69% dos usuários entrevistados na Bahia pretendem levar o celular para os trios e blocos, porcentual pouco abaixo da média nacional, que foi de 78%.
No entanto, destes que levarão seus smartphones, apenas 34% afirmam que adotarão medidas de segurança, como capas antifurto e aplicativos bloqueados, para proteger seus dispositivos e informações pessoais durante a festa.
Além disso, o levantamento também revela que 28% dos entrevistados planejam gastar até R$ 200 por dia no Carnaval, e 26% têm a intenção de limitar seus gastos a até R$ 100 por dia.
Para Felipe Castano, head de marketing do Mercado Pago no Brasil, o celular é um item essencial no cotidiano dos brasileiros, e, na maior festa popular do país, não seria diferente. “Ao pensar no Carnaval, é fundamental estar atento a todas as possibilidades. Curtir a folia de forma consciente e segura é essencial. Hoje, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com medidas de proteção que garantam a segurança de seus bens”, afirma.
O levantamento também revela que os baianos se preparam financeiramente para aproveitar a folia. Entre os entrevistados, 42% afirmam criar uma reserva específica para o Carnaval. Quando o assunto é meio de pagamento, o cartão de crédito é o preferido pelos foliões no Estado, escolhido por 50% dos respondentes, seguido pelo Pix, com 30%. Cartão de débito e saldo em conta somam 16%, enquanto crediário online (linhas de crédito para parcelar produtos) aparece com apenas 7%. O dinheiro em espécie não foi mencionado entre as opções.
“Diferente do cenário nacional, onde o Pix tem ganhado cada vez mais espaço, na Bahia o cartão de crédito segue como o meio preferido para curtir a folia”, comenta Felipe Castano.
A pesquisa ouviu 3.100 pessoas em todo o Brasil entre os dias 21 a 30 de janeiro de 2025.
Confira algumas dicas para curtir a folia com segurança:
- Cuidado com golpes bancários feitos por ligações e falsos links de promoções: Fique atento ao receber e-mails, SMS, mensagens no WhatsApp e até ligações oferecendo promoções ou afirmando ser de bancos oferecendo vantagens relacionadas à data. Sempre verifique quem é o remetente da mensagem que recebeu. Se for uma ligação de um suposto atendente do seu banco, desconfie e desligue, em seguida entre em contato com sua instituição bancária por meio dos canais oficiais para informar a possibilidade de golpe.
- Aposte em doleiras e pochetes com zíper e mantenha-as fechadas: As bolsinhas, pochetes, shoulders bags e doleiras são itens essenciais para levar os seus pertences no Carnaval, os acessórios são indispensáveis quando o assunto é: segurança. Carregue seus pertences, como celular e carteira em doleiras e pochetes e coloque-as na frente do corpo. Use utensílios para lacrar sua pochete como cadarços com nó ou até um mosquetão – equipamento de segurança formado por um elo de metal com uma parte móvel -, que pode ser facilmente encontrado no Mercado Livre. Existem também carteiras anti roubo, com proteção RFID, ou seja, evita que alguém realize uma transação sem o consentimento do cliente, apenas aproximando o cartão de uma maquininha sem que o dono do cartão perceba.
- Leve o celular com todas as funções de segurança ativadas: O celular já faz parte da rotina e dia a dia dos brasileiros e não deve ficar de fora da folia, afinal, aquela selfie com os amigos não pode faltar. Os pagamentos digitais são uma facilidade tanto para consumidores como para os ambulantes, pois é rápido e seguro, no entanto, para evitar que acessem seus dados em caso de perda ou roubo é importante usar as funções de segurança disponíveis nos aparelhos, como autenticação em dois fatores, cadastro no programa Celular Seguro e biometria facial usando seu rosto ou digital para ativar o bloqueio do celular.
No Mercado Pago, por exemplo, existe a funcionalidade “Pessoa de Confiança”, que permite adicionar outra pessoa à sua conta, possibilitando que ela reporte – como representante do titular – casos de roubo ou perda do celular. Dessa forma, o usuário consegue ter o apoio para bloquear rapidamente a sua conta, impedindo que bandidos façam transações financeiras. “Com o Pessoa de Confiança, o usuário pode convidar o pai, mãe ou cônjuge, por exemplo, para que o ajude a proteger a conta. E em caso de movimentação suspeita ou caso tenha seu telefone furtado ou roubado, essa pessoa pode reportar o problema de forma rápida e fácil através de uma pessoa de sua confiança”, ressalta a diretora de Inteligência Antifraude do Mercado Pago.
4. Cuidado com seu cartão de crédito e débito: Segundo o Serasa, metade dos brasileiro possuem mais de dois cartões de crédito (52% contam com três ou mais cartões). No Carnaval, leve apenas o essencial, escolha apenas um cartão para a folia. Ao usar seu cartão, é importante conferir o valor no visor antes de efetuar o pagamento e sempre confirmar a compra por meio do uso de senha. Configure o cartão para pedir senha – mesmo com uso de aproximação (NFC) – para evitar utilização indevida em caso de perda do dispositivo. Outra opção é apostar em cartões físicos, que não tenham informações da conta e do usuário, como nome e número do cartão, diante disso, em caso de perda ou roubo os bandidos não terão acesso aos seus dados. No Mercado Pago a versão física do cartão não possui informações pessoais impressas para preservar a segurança do usuário (nome completo, numeração, data de vencimento e código de segurança).
5. Em caso de perda ou roubo, avise seu banco e as autoridades imediatamente: Ao perceber que perdeu o celular, foi furtado ou vítima de roubo, entre em contato com seu banco via canais de atendimento, que podem ser call centers ou acesso ao internet banking de outro dispositivo/ plataforma para solicitar o bloqueio da conta e cartões. No Mercado Pago, por exemplo, é possível bloquear a conta por meio do site oficial: https://www.mercadopago.com.br/ ou pedindo que a sua pessoa de confiança realize a denúncia por você, é um processo rápido e seguro.
Foto: Tati Machado/Mercado Pago/Divulgação