Campos Neto defende bem-estar financeiro como prioridade brasileira

Você está visualizando atualmente Campos Neto defende bem-estar financeiro como prioridade brasileira

O presidente do Banco Central do Brasil (BCB), Roberto Campos Neto, participou nesta sexta-feira, 15, da abertura do último dia de reuniões da Trilha de Finanças do G20. Na apresentação de sua agenda estratégica , ele prioridades do país para a presidência do grupo.

O presidente do BC apresentou o Pix, sistema brasieiro de pagamentos instantâneos; a iniciativa de Finanças Abertas; as ações para a modernização da legislação cambial; e o desenvolvimento do Drex, a moeda digital brasileira. Segundo ele, essas ações são fundamentais para “tornar o sistema financeiro brasieiro mais competitivo, moderno e inclusivo”.

PIX

Campos Neto afirmou que o PIX é uma ferramenta de papel fundamental na inclusão financeira de milhões de brasileiros, com 71,5 milhões de novas pessoas utilizando ativamente as transferências eletrônicas. Destacou o acesso amplo aos pagamentos digitais se relacionando com a redução da informalidade laboral.

Atualmente, existem cerca de 144 milhões de usuários individuais e mais de 13 milhões de usuários empresariais. O número de transações mensais realizadas por cerca de 800 instituições participantes já ultrapassou 4 bilhões

“Os nossos números mostram o sucesso que temos tido na melhoria do acesso aos serviços financeiros. Acreditamos que devem ser empreendidos esforços para ir além do acesso e utilização de serviços financeiros, em direção à melhoria da qualidade da inclusão financeira e para promover maiores níveis de bem-estar financeiro”, salientou o presidente do Banco Central brasileiro.

Foto: Isabela Castilho/G20 Brasil

Compartilhe: