A Câmara dos Deputados recebe na segunda-feira (7/8), a partir das 13h, a primeira visita oficial de uma delegação do Knesset, o parlamento do Estado de Israel. A delegação é composta por sete pessoas, das quais cinco são parlamentares:
– Moshe Saada, do partido Likud, chefe do Grupo de Amizade Brasil-Israel no Knesset;
– Erez Malul, integrante do Knesset pelo partido Shas e advogado;
– Shelly Tal Meron, integrante do Knesset pelo partido Yesh Atid e cientista política;
– Etty Hava Atia, integrante do Knesset pelo partido Likud e cientista social;
– Debbie Biton, integrante do Knesset pelo partido Yesh Atid e advogada;
– Lia Margalit, coordenadora de assuntos internacionais do Knesset;
– Josh Schwartz, diretor da Agência Judaica, órgão responsável pela recepção de imigrantes e pela absorção dos judeus oriundos da diáspora
Após uma visita guiada ao Congresso Nacional, a delegação seguirá para uma reunião no plenário da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, onde serão tratados temas como relações econômicas bilaterais entre Brasil e Israel e cooperações em ciência e tecnologia, mudanças climáticas e inovações israelenses nestas áreas. Também estão na pauta da visita a lembrança do Holocausto e a luta contra o antissemitismo.
O Knesset
Parlamento unicameral israelense, o Knesset é o órgão legislativo de Israel, país que é regido por um sistema parlamentarista de governo. Em razão disso, cabe ao Knesset – que tem 120 membros, 64 do governo e 56 da oposição – eleger o governo e o presidente. A legislatura dura quatro anos, mas o Knesset pode dissolver-se ou ser dissolvido pelo primeiro-ministro a qualquer momento. O parlamento israelense conta com 15 comissões temáticas permanentes. A última eleição ocorreu em 1º de novembro de 2022.
Foto Marcello Casal Junior/Agência Brasil Informações Ascom Camara