Coordenadora do programa Câmara Itinerante, que na tarde desta segunda-feira (1⁰) ouviu 11 líderes comunitários da região, no salão da Igreja de Santana, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) anotou as principais demandas do bairro. “Todos os líderes abordaram a questão da segurança pública e nós temos que encarar isso, aprofundar o debate com representação das três esferas de poder”, frisou.
A sessão foi aberta pelo presidente Carlos Muniz (PSDB), que destacou a importância do projeto para aproximar o Legislativo da população e parabenizou Aladilce pela organização do evento. A vereadora classificou a atividade como produtiva e defendeu a necessidade de novos encontros para encaminhar as demandas. Diretores da APLB/Sindicato formalizaram a entrega de emendas ao Plano Plurianual de Aplicação (PPA), encaminhadas por Muniz ao presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Daniel Alves (PDT).
Demandas
Além de segurança, os moradores e líderes comunitários do Rio Vermelho e Complexo do Nordeste de Amaralina reivindicaram a volta das linhas de transporte coletivo, sobretudo da localidade de Santa Cruz, e melhoria na estrutura de saúde pública na região.
Falaram na sessão os seguintes líderes comunitários: Isabela Conde, do Ampara Mulher, que abordou a falta de vagas para crianças atípicas nas creches municipais e de oportunidades para as mulheres no Nordeste de Amaralina; Vera Lúcia Teixeira, da Associação de Moradores da Nova República, em Santa Cruz; Miguel Shebe, representante do movimento SOS Buracão, que sintetizou a luta contra espigões na beira da praia; Alexandre de Almeida, da Associação de Moradores Santa Cruz, que denunciou a falta de transporte coletivo no bairro, com a retirada das linhas de ônibus; Alan Oliveira reclamou do abandono do Beco da Cultura, reivindicando a revitalização da área.
Falaram, ainda, Flavio Souza, da Associação de Blocos de Carnaval do Nordeste de Amaralina; Luciana Cruz, do Grupo de Mulheres da Vila Matos; Gustavo Gaspar, mestre de capoeira; Eudes Oliveira, que falou sobre o Circuito Mestre Bimba; Nelson de Jesus Santana, da Rua Souza Uzel; e Everalda Batista do Instituto Entre Aspas de Ação Comunitária.
Foto: Victor Queirós/Divulgação
