No mês em que se comemora o Dia do Nordestino (Dia 8), a Câmara Municipal de Salvador (CMS), concede Medalha Thomé de Souza a Nivaldo Expedito de Carvalho, conhecido artisticamente por Chambinho do Acordeon, no dia 16, às 19h, no Plenário Cosme de Farias. Autor da iniciativa, o vereador Sidninho (PP), justifica que, embora o compositor, ator, músico e cantor Chambinho seja natural de São Paulo, representa o nordestino, o baiano, o soteropolitano à altura, ao cantar com ‘sua sanfona, zabumba e triângulo o autêntico forró pé de serra’.
“Figura frequente no tradicional São João da Bahia, fez shows em Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus, com um histórico de apresentações no estado. Sua agenda é intensa durante a temporada junina, com apresentações em diversas cidades, inclusive, na capital baiana”, rememorou Sidninho.
Conforme Sidninho, não pode deixar de ser citado ainda, que após vencer 5 mil candidatos num processo seletivo, Chambinho recebeu a honrosa missão de interpretar, em 2012, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, no filme “Gonzaga – De Pai para Filho”.
“Um dos artistas mais importante da cultura nordestina, que também é baiano oficialmente [recebeu o título de cidadão Feirense e de Cidadão Baiano na Assembleia Legislativa, ambos em 1984]”, frisou o vereador.
Protagonista, Chambinho estudou a fundo a vida e a música do Velho Lua e aperfeiçoou ainda mais seu jeito nordestino de puxar o fole e cantar o seu forró. Representou o filme e levou o ritmo em turnê internacional pelos Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Suíça, Portugal, Espanha, Holanda e Rússia. Em 2013, recebeu a homenagem do Troféu Gonzagão, em Campina Grande, e foi homenageado na Calçada da Fama, em Arcoverde.
Com cinco CDs e dois DVDs, segue carreira solo, mostrando ritmos como baião, forró, xote e xaxado para o mundo, interpretando clássicos do forró e da música nordestina, incluindo Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos e Alceu Valença.Este ano, retornou aos cinemas com o filme Luiz Gonzaga – Légua Tirana, revivendo a história do Rei do Baião em sua infância.