Por Alessandra Nascimento
Editora-chefe
O Café com Energia, projeto realizado pelo Sebrae Bahia, que tem como objetivo promover network com representantes da cadeia de petróleo e gás abordou em sua 8a edição o descomissionamento de plataformas fixas e flutuantes. Segundo Felipe Almeida, da área de projetos do Sebrae Bahia, a ideia é apresentar oportunidades para o setor que ganha cada vez mais protagonismo.
“Vamos de algumas plataformas que estão sendo descomissionadas na Bahia de Todos os Santos. Há diversas plataformas que estão também em Sergipe e no Rio Grande Norte que pode gerar oportunidades para as micro e pequenas empresas da região”, diz.
Eduardo Aragon, consultor do Sebrae que ficou a cargo da mediação da palestra, o tema abordado apresentou novidades do setor para os representantes das empresas que participaram. “Além de grandes investimentos estamos lidando com as questões ambientais e sociais. Teremos um engajamento muito grande de novos atores que precisam estar atentos a estas novas oportunidades”, disse.
Aragon recordou o peso da cadeia do petróleo e gás no PIB brasileiro e lembrou que os combustíveis fosseis, apesar das novas tecnologias, estarão ainda presentes no dia-a-dia das pessoas. “Vamos ter um impacto forte na área de combustíveis nos próximos 10 anos. Atualmente os conflitos entre Ucrânia e Rússia e agora Israel e Hamas são pontos de incerteza com o aumento do barril do petróleo que atualmente está a US$ 115 o barril. Se outros países se envolverem no conflito, sobretudo do Oriente Médio, teremos um boom no preço do petróleo e por tabela de toda a cadeia globalizada aumentando os riscos de inflação dentre outros agentes que interferem na economia”, diz.
O evento Café com Energia é uma realização Sebrae Bahia e busca aproximar empresas do segmento por meio de temas de interesse.