BYD e sistema FIEB alinham estratégias para fortalecer operação da empresa na Bahia

Você está visualizando atualmente BYD e sistema FIEB alinham estratégias para fortalecer operação da empresa na Bahia

As lideranças da BYD e do Sistema FIEB se reuniram, nesta quinta-feira (5), em Salvador, para discutir ações voltadas ao fortalecimento da operação da empresa na Bahia e à ampliação do suporte técnico e institucional ao complexo industrial de Camaçari.

Participaram do encontro o presidente da BYD no Brasil, Tyler Li, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia(FIEB), Carlos Henrique Passos, além de executivos de entidades que integram o sistema. A reunião, realizada na sede da FIEB, reforçou o compromisso das instituições com o desenvolvimento industrial do estado e com a consolidação do investimento da BYD, considerado estratégico para a cadeia produtiva, a geração de empregos e o avanço tecnológico na Bahia.

Durante a agenda, os representantes da BYD solicitaram informações relacionadas à qualificação de mão de obra, certificação de origem, produção de conteúdo local e falaram sobre as possibilidades de exportação da Bahia para mercados como México, Argentina, Uruguai e outros países do Mercosul, a partir deste ano.

Segundo Tyler Li, a Bahia já ocupa um papel estratégico para a companhia. “A Bahia é nossa casa agora. Nos últimos três meses, avançamos significativamente em conteúdo local, mas precisamos de engenheiros e trabalhadores qualificados. Também queremos compreender melhor as possibilidades de exportar a partir daqui para países do Mercosul e para o México”, destacou. O executivo reforçou ainda o interesse da empresa em estabelecer uma parceria de longo prazo com a FIEB. “Queremos uma relação duradoura e precisamos de muito apoio da FIEB nesse processo.”

O presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, destacou como cada entidade do sistema — SESI, SENAI, SENAI Cimatec, IEL, FIEB e CIEB — pode contribuir para o desenvolvimento e a expansão da BYD no estado, especialmente nas áreas de formação profissional, inovação, tecnologia e gestão. “Estamos aqui para apoiar e dar todo o suporte possível, pois sabemos da importância estratégica desse investimento para a Bahia, tanto do ponto de vista industrial quanto da geração de emprego e renda”, afirmou Passos.

A fábrica da BYD em Camaçari é a primeira unidade automotiva da empresa no Brasil e se consolida como a maior fábrica de veículos elétricos da América Latina, tendo produzido 25 mil veículos eletrificados desde outubro. Durante o processo de instalação da fábrica, foi acordado com o Governo do Estado da Bahia e com o Governo Federal o compromisso de nacionalização gradual da produção. A meta é que, até o final de 2026, 50% dos componentes dos veículos sejam de origem nacional.

Foto: Divulgação FIEB

Compartilhe:

Deixe um comentário