O complexo industrial da BYD em Camaçari, na Bahia, foi palco de uma ação especial nesta sexta-feira que uniu duas grandes celebrações culturais: o Carnaval brasileiro e o Ano Novo Chinês. Em 2026, o Ano Novo chinês será regido pelo Cavalo de Fogo e o seu início, em 17 de fevereiro, coincide com a nossa terça-feira de Carnaval.
A celebração ocorreu em diversos pontos da fábrica e reuniu colaboradores e parceiros em um momento de integração, diversidade e valorização cultural, reforçando os laços entre o Brasil e a China. A iniciativa simboliza a conexão entre as duas culturas e reflete a estratégia global da BYD, que tem no Brasil um mercado prioritário.
Os colaboradores realizaram um percurso pelo parque industrial, saindo do portão da fábrica de montagem final de veículos até a área central administrativa. A programação contou com desfile de carros decorados, a partir dos modelos Shark, Dolphin e Dolphin Mini, e uma apresentação de bandas de Camaçari e Salvador.
Além disso, houve uma performance da dança do leão, simbolizando a chegada do Ano Novo Chinês. A comemoração teve, ainda, uma área de convivência em formato de mercado festivo, estações culturais temáticas, degustação de alimentos e distribuição de bebidas não-alcoólicas.
“O Brasil e a China se desenvolvem a partir de forças diferentes, mas que se completam. A China traz uma visão industrial de longo prazo e o Brasil uma capacidade única de transformar diversidade, energia e talento em crescimento. Quando unimos tradições como o Ano Novo Chinês e o Carnaval, mostramos que desenvolvimento não é só tecnologia e escala, é também cultura, identidade e respeito mútuo. É dessa combinação que nasce uma parceria sólida e duradoura”, afirma Tyler Li, presidente da BYD Brasil.
Para Tyler Li estar na Bahia é motivo de orgulho. “A nossa fábrica está integrada na comunidade, gera empregos e movimenta a economia do estado. Celebrar o Carnaval junto com o Ano Novo Chinês dentro da fábrica mostra como conseguimos unir tradição, diversidade e indústria, valorizando as pessoas que fazem essa fábrica acontecer todos os dias.”
Foto e informações: Divulgação BYD
