A BYD apresentou na manhã desta terça-feira, 1, o primeiro carro brasileiro 100% elétrico: o BYD Dolphin Mini, em um momento considerado histórico para a indústria nacional.
A fábrica da BYD, em Camaçari, segundo palavras da vice-presidente Executiva Global e CEO da BYD Américas e Europa, Stella Li, trata-se da maior fábrica da BYD fora da Asia. “A BYD é uma empresa feita por engenheiros e uma das que mais investem em pesquisa e desenvolvimento no mundo e toda essa tecnologia agora está na Bahia”, disse durante a apresentação.
Ela também autorizou a contratação de 3 mil vagas de trabalho para preenchimento até o final do ano, com oportunidades para engenheiros, técnicos, operadores, seguranças, eletricistas, profissionais de logística, TI, área administrativa, etc.
Primeiro híbrido
Durante a apresentação a multinacional mostrou o primeiro super híbrido brasileiro – Song Pro – e a produção nas próximas semanas dos primeiros três modelos nacionais BYD Dolphin Mini, Sony Pro (GL/ GS) e King (GL/ GS).
Para o vice-presidente sênior e Head Comercial e de Marketing da BYD Brasil, Alexandre Baldy, o complexo fabril de Camaçari é a vitória da inovação e da sustentabilidade. ” A BYD chega com tecnologia, investimentos e o propósito de fazer parte do próximo capítulo do setor automotivo nacional. Vamos gerar empregos e transformar talentos”, anunciou.
Produção na Bahia
A linha de montagem da BYD na Bahia é uma das mais modernas do mundo. Faz uso de sistema de sequenciamento inteligente priorizando a produção dos modelos com maior demanda. Cada veículo pode ser rastreado em tempo real enquanto avança pela linha.
O prédio principal é um dos maiores da América Latina dedicado à produção de veículos elétricos, com uma área impressionante de 156.800 metros quadrados.
“O Brasil está hoje no centro das atenções globais na revolução automotiva, e a BYD é peça-chave nessa transformação. Desde 2014 estamos investindo continuamente e já construímos uma base sólida para acelerar a transição energética no país. Ver a marca como líder de mercado de veículos elétricos e a expansão de nossa rede de concessionárias é a prova de que estamos no caminho certo e com estratégias sólidas no longo prazo”, destaca Tyler Li, Presidente da BYD no Brasil.
Primeiro fornecedor homologado
A BYD também anunciou a qualificação de 106 empresas instaladas no Brasil para fornecer peças para a fábrica na Bahia. A Continental Pneus de Camaçari, vizinha da fábrica, é a primeira companhia oficialmente homologada. A Continental tem uma história de sucesso de mais de 150 anos e é uma das maiores fabricantes de pneus do mundo.

Investimento no complexo
A BYD está investindo R$ 5,5 bilhões no complexo de Camaçari — uma megaestrutura que ocupa 4,6 milhões de metros quadrados, o equivalente a 645 campos de futebol. Quando todas as fases estiverem concluídas, o projeto deve gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos.
A fábrica começa com capacidade anual de 150 mil veículos, com expansão planejada para 300 mil na segunda fase. Inicialmente operando no sistema SKD (Semi Knocked-Down), a planta evoluirá gradualmente para produção nacional completa — incluindo estampagem, soldagem, pintura e aumento do conteúdo local.
Foto Cafe com Informação