Mais 60 blocos, grupos musicais e microtrios são esperados na parte cultural da Lavagem do Bonfim. A estimativa é da prefeitura. A saída dessas atrações da Basília da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, está prevista para as 8h, após o ato inter-religioso.
Os grupos foram inscritos pela Empresa Salvador Turismo (Saltur), do Poder Público Municipal. Será proibido a utilização de cordas e o uso de carroças com tração animal. Os participantes do desfile só poderão ter acesso aos locais de concentração e de partida do cortejo, entre a Avenida Contorno até a Praça Tupinambás, mediante a autorização da Saltur.
O grupo de percussão Orixalá Batalá,criado pelo mestre Giba Gonçalves, participa da festa desde 2005. São dezenas de percussionistas, em grande parte mulheres, originados até de cidades de outros estados, como Brasília (DF), Natal (RN) e Aracaju, e outros países. Um dos mentores do grupo é o cantor Gerônimo Santana. “Para nós, é uma honra participar. Não temos muitas pretensões, apenas pelo diletantismo de viver e curtir a festa”, afirmou.
O município explica ainda que a arrumação dos participantes seguirá ordem de chegada. Depois do evento, os carros inscritos não poderão permanecer em nenhum lugar do circuito, ficando sujeito a reboque e multa. Assim como não pode subir a Colina Sagrada, voltando à Praça Irmã Dulce no Largo de Roma. O nível máximo permitido de emissão sonora no percurso é de 100 decibéis.
Na edição deste ano da Lavagem do Bonfim, a 270ª da história, estão previstas as entidades e microtrios que participam do desfile: Os Malassombrado, Orixalá Batalá, Associação Cultural Bbg, Associação Bola Cheia, Bloco Afro Muzenza, Associação Afoxé Ilê Oyã, Bloco da Saudade, Malê Debalê, Bloco Proibido Proibir, Microtrio Takombin Narte, Rixô Elétrico, Afro Soweto, Vamos Nessa, Afoxé Euaê, Boca Louca, Alexandre Santos Lins, Bloco Afro Alerta Mente Negra, e também As Gostosas Mania de Sambar.
Também se apresentarão NanoBill, Legião da Boa Vontade, Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA), Bloco Amor e Paixão com Nelson Rufino, Associação dos Oficiais Militares da Bahia, Sindicato dos Vigilantes da Bahia, Marcelo Oliveira Santos, Mariposa de Roma/Sambetão, Bloco de Reggae, Rádio Baia Dsol, Bloco Samba Terramar, Bloco de Índios Namandu Nosso Planeta, Bloco Afro Malcom X, Banda de Sopro, Sindicato Assufba, Huol Criações e Produções Artísticas, C.b.c. Kizumba, Centro Espírita Ponto das Amizades, Grupo de Forró Tradicional, Grupo Cultural Só Samba de Roda, Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário da Bahia, Oficina de Sons, Afoxé Daraju de Odé, Acema, além da Associação do Ministério Público da Bahia, Sindicato dos Professores Federais.
A relação anunciada pela Saltur conta também com o Grupo Cultural Palafitas mi Bamba, Quem tem fé vai de pé de serra, Baladeiro Cbx, Bloco Afro Bogum, Centro Cultural Bombocado, Associação Cultural Omo Izo, Bicicleta Sonora, Os Imperadores, Afoxé Filhos de Gandh, Banda Isqueminha, Bloco Dandara, Banda Fulqueirão, Fernando Cerqueira, Pescadores de Vidas, Jegue Traçado, Microtrio Amarana, Amil Produções Artísticas, Samba e Folia, Carro de Palha, Bloco Fala meu Loro, Associação Ombro Amigo, Viola Vadia, Banda Sertaneja.
Foto: Bruno Concha/Secom PMS