O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ganhou prêmio como o melhor Coordenador de Ofertas de Debêntures do ano de 2023 (“Bond Arranger of the Year”) na América Latina.
A premiação faz parte do Project Finance and Infrastructure Journal (IJ Global), e premia anualmente instituições e os projetos de infraestrutura e energia inovadores e impactantes.
O BNDES é financiador de dois projetos também premiados: a estrutura de financiamento da Águas do Rio, reconhecida como a operação de Saneamento do ano (“Water Deal of the Year – Distribution – Latin America”), e a estrutura de financiamento da ViaMobilidade Linhas 8 e 9 do Trem Metropolitano de São Paulo, reconhecida como a operação de Transporte do ano (“Transport Deal of the Year – Transit – Latin America”).
A premiação “Bond Arranger of the Year” é um resultado inédito para o Banco, em atividade que exerce há apenas três anos.
O reconhecimento do BNDES foi obtido pela sua atuação em 2023 como coordenador em uma série de ofertas de debêntures de infraestrutura com complexidades que incluíram o uso de operações de financiamento apenas com garantias de projeto (“non recourse”), a emissão de títulos de longo prazo, certificação sustentável e a combinação de estruturas de financiamento diferenciadas. Isso num cenário desafiador no mercado de capitais de dívidas.
O BNDES coordenou cerca de 18 bilhões de reais, com 70% dos títulos estruturados no ano tendo sido certificados como sustentáveis. A maior parte dos títulos foi emitida sob financiamento Project Finance non recourse.
Com informações Agência BNDES de Notícias
Foto Divulgação BNDES