BASF e Grão Direto vão focar na digitalização do mercado agrícola

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O ecossistema digital para o setor agrícola da BASF, Conecta.ag, e a startup Grão Direto, maior plataforma de comercialização digital de grãos da América Latina, anunciam parceria para o mercado brasileiro. A iniciativa busca oferecer soluções digitais, na compra e venda de grãos, para toda a cadeia de agricultores, distribuidores e revendedores. Outro ponto é que a unidade de capital de risco corporativo, BASF Venture Capital (BVC), agora é sócia da startup com a saída de um acionista minoritário.

A estratégia é que, por meio da inovação, seja criado novo modelo de negócio, ampliando opções para a comercialização e barter digital de grãos no Brasil é o focando nos cultivos de soja e milho, por meio de um portfólio de produtos e serviços que serão realizados pela Grão Direto e futuramente serão disponibilizados no ecossistema Conecta.ag.

Patrícia Ambrósio, Head de Serviços Financeiros e Operações Estruturadas – Digital e Excelência Comercial da BASF, o acordo dá início às atividades do pilar financeiro do ecossistema lançado em 2022, que já conta com um marketplace é um pilar de fidelidade. “O Conecta.ag é um ecossistema digital aberto em que os diversos atores da cadeia agrícola podem integrar sua presença física e online em um único ambiente. A parceria com a Grão Direto tem valor estratégico pela expertise e pioneirismo em soluções nativamente digitais para a comercialização de grãos. Trabalharemos na integração das soluções para as operações de troca e comercialização na jornada do produtor no nosso ecossistema, nosso objetivo é torná-las 100% digitais entregando agilidade e simplicidade na forma de fazer negócios com grãos”, explica Patrícia

Para Alexandre Borges, CEO da Grão Direto, o acordo trata de uma visão de longo prazo. “Reforçamos o nosso propósito de sermos uma plataforma neutra, independente e aberta a todos os players do mercado. Além disso, a conexão direta e em tempo real entre compradores e vendedores destrava uma série de novos negócios financeiros e logísticos”, ressalta Borges.

O aplicativo da startup para comercialização digital de grãos já registrou mais de 300 mil downloads, com 7 mil pontos de entrega/retirada de grãos com precificação em tempo real modalidades e prazos de pagamento, logística, dentre outros. No último ano, a startup alcançou 5 milhões de toneladas de grãos conectados digitalmente, atendendo diferentes públicos: pequenos e grandes produtores rurais, revendas, cooperativas até as grandes tradings mundiais.

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