Alessandra Nascimento
Editora-chefe
O Banco24Horas está focando na expansão neste ano e quer acelerar sua presença no país região Nordeste e a Bahia está dentro do planejamento do banco. O Site Café com Informação conversou com o coordenador de Trade Marketing e Canais de Distribuição do Banco24Horas, Rodrigo Maranini, sobre a estratégia do banco.
Site Café com Informação: Qual a expectativa do Banco24Horas para 2024?
Rodrigo Maranini: Temos uma expansão acelerada na região Nordeste e municípios distantes dos grandes centros, especialmente com a chegada do Atmo, onde pretendemos atender mais de 200 cidades onde hoje o Banco24Horas não está presente. Somos a maior rede independente de autoatendimento do mundo em volume de saques e contamos com mais de 24 mil dispositivos em mais de 17 mil estabelecimentos distribuídos em mais de 1,1 mil municípios de todos os estados brasileiros.
SCI: Quais os principais desafios da empresa?
RM: O Brasil é um país continental com mais de 5 mil municípios e com diversas dificuldades de logística, operação e conexão. Nosso desafio é levar a comodidade do Banco24Horas para toda população facilitando o dia a dia dos brasileiros. Projetamos para este ano a ampliar nossa presença e pretendemos realizar expansão nas regiões Norte e Nordeste
SCI: Qual o número de clientes atendidos?
RM: O Banco24Horas é um ecossistema de inclusão financeira que está presente na vida de mais de 158 milhões de brasileiros atendidos por meio de diferentes soluções como o caixa eletrônico, totem e o Atmo, um dispositivo compacto e multibiométrico que possibilita o saque diretamente no caixa dos estabelecimentos comerciais, além da facilidade de outros serviços, como consulta de saldo.
SCI: Como vocês focam na acessibilidade financeira e econômica no interior?
RM: Um dos principais objetivos do Banco24Horas é a promoção da inclusão financeira no País. Por isso, estamos sempre atentos aos locais do interior e até localidades remotas, pois entendemos a dificuldade de certas comunidades no acesso aos serviços financeiros. Além dos tradicionais caixas eletrônicos, a rede do Banco24Horas conta com outros formatos que possibilitam o atendimento de diversos desses locais, incluindo os mais distantes dos grandes centros.
SCI: O dispositivo Atmo de vocês é multibiométrico e facilita transações bancárias. Comenta um pouco mais sobre ele e sua tecnologia? RM: Com ele o cliente pode utilizar os serviços de saque, saque crédito, saque digital com código QR e consulta de saldo. Ele foi desenvolvido pensando na melhor usabilidade para o cliente, de modo que fosse possível se adequar às necessidades tanto do estabelecimento quanto do cliente final, sendo de fácil uso. Com a solução está sendo possível atender regiões periféricas/ ribeirinhas que precisam de mais acesso a serviços financeiros. O dispositivo é compacto: seu tamanho pode ser comparado ao de uma maquininha de cartão e, dessa forma, ele torna a logística mais fácil do que a de um caixa eletrônico, por exemplo, e isso o torna mais viável para o estabelecimento de cidades mais distantes e que atendem a comunidades menores.
SCI: Quais os maiores desafios para expansão pelo interior isolado do país?
RM: Logística e conectividade são dois dos principais desafios encontrados, mas que estamos conseguindo superar. Muitos locais são bem isolados, o sinal de telefonia é intermitente, geralmente as estradas não são tão boas até o destino.
SCI: Qual o número de parceiros? E Colaboradores:
RM: O Banco24Horas possibilita aos usuários acessar mais de 150 instituições parceiras por meio de seus equipamentos e soluções. Quanto a colaboradores contamos com 6.677 funcionários do grupo TecBan no país. e neste ano, pretendemos entrar em mais de 200 cidades onde hoje o Banco24Horas não está presente.
SCI: O que é necessário para instalação de uma unidade do Banco24Horas em cidades de interior mais afastadas?
RM: Para avaliar a viabilidade de instalação de um caixa eletrônico ou de um dispositivo de saque direto nos caixas do comércio, por exemplo, em uma determinada região, o estabelecimento deve entrar em contato por meio do e-mail atendimento@tecban.com.br ou telefone 0800 286 8483.
SCI: Gostaria de falar sobre números: qual a movimentação financeira anual do Banco24Horas e a expectativa para 2024?
RM: Com 1,7 bilhão de transações realizadas em 2023, o Banco24Horas movimentou mais de R$316 bilhões somente no ano passado. Em 2022, foi responsável por movimentar 3,4% do PIB.
Foto: Fabiano Araújo/Divulgação Banco24Horas