De acordo com base de dados da Neoenergia Coelba, nos três primeiros meses deste ano, a Bahia registrou uma média de 254 interrupções mensais no fornecimento de energia devido a colisões de veículos em postes da rede elétrica. Ao total, foram mais de 760 ocorrências com a mesma causa nesse período, afetando aproximadamente 177 mil clientes, que ficaram sem energia por algum tempo. Salvador e Vitória da Conquista são as cidades com o maior número de colisões em postes, totalizando 37 casos nos três primeiros meses de 2023.
No ano passado, o número total de ocorrências relacionadas a colisões chegou a 3.226. Essas situações são complexas para a distribuidora de energia, pois frequentemente exigem a substituição de postes, cabos e cruzetas. A média de atendimento para esse tipo de serviço é de até 14 horas de trabalho por equipes especializadas. Nesse mesmo ano, mais de 600 mil clientes foram afetados.
Tendência de redução
Os dados referentes ao primeiro trimestre mostram uma redução de 5% nas colisões de veículos em estruturas da rede elétrica, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Embora modesta, essa redução traz uma projeção positiva para o fim deste ano. Além das ações realizadas pela distribuidora, como a instalação de proteção na base dos postes usando tubos de concreto, que aumenta a área de contato em caso de colisão, a direção defensiva é uma aliada importante para reduzir essas ocorrências, que podem ser fatais. Ao adotar práticas defensivas, os motoristas podem reduzir significativamente o risco de colisões, protegendo a si mesmos, seus passageiros e outros usuários da via, contribuindo para um trânsito mais seguro e eficiente.
Novas Tecnologias
A Neoenergia Coelba tem investido em novas tecnologias para minimizar o impacto dessas ocorrências para os clientes. Entre elas estão equipamentos automatizados com lógica de reconfiguração automática, chamada de “self-healing”, que permitem retomar o fornecimento de energia em uma área interrompida em até 60 segundos. Quando detectam uma interferência, que pode ser causada por acidentes de veículos, queda de árvores, efeitos climáticos ou até mesmo animais, o “self – healing” isola automaticamente a região afetada e reconecta a rede por um caminho alternativo, garantindo o retorno imediato do serviço.
A automação baseada na tecnologia “self-healing” permite que o menor número possível de clientes seja impactado por uma interrupção. Essas e outras tecnologias utilizadas pela Neoenergia Coelba estão conectadas ao sistema do Centro de Operações Integradas (COI) da Neoenergia, contribuindo para um atendimento mais rápido e seguro aos baianos.
Foto Antonio Cruz/Agência Brasil