Bahia tem 289 pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos

Você está visualizando atualmente Bahia tem 289 pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos

A Bahia já conta com 289 pontos de recarga para carros elétricos e híbridos. Segundo os dados divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), houve um incremento de 61,4% no número de eletropostos no estado em apenas cinco meses de 2024. A frota de veículos eletrificados na Bahia já chegou a 8.257, sendo que 58% circulam na capital e 42% no interior.

Em março deste ano, o número de pontos de recargas na Bahia, segundo o levantamento da ABVE, era, na época, de 179, ou seja, houve um avanço de 110 novas unidades até agosto, quando foram finalizados os últimos dados. Em todo o país, já são mais de 10,6 mil pontos, com destaque para São Paulo, com 3,5 mil.

“Com o forte crescimento das vendas de veículos elétricos e híbridos, certamente, teremos um incremento ainda mais forte no número de pontos de recarga nos próximos meses”, destacou Mário Sérgio Callegaro, diretor da GWM Morena, concessionária da marca de eletrificados na Bahia. Até outubro de 2024, as vendas da GWM no estado, por exemplo, já são três vezes maiores que todo o ano de 2023. O destaque fica por conta do SUV Haval H6, que é líder de vendas no país entre todos os veículos eletrificados, e do 100% elétrico Ora 03.

Emmanuela Jordão, coordenadora de pesquisa da ABVE Data, afirma que o setor cresce de forma paralela à infraestrutura e ao aumento de vendas de veículos elétricos, e lembra que a maioria das empresas pretende expandir seus investimentos nos próximos anos em eletromobilidade. “A geração de empregos também depende desse avanço e exige mão de obra qualificada”, afirmou.

A pesquisa aponta que o setor de eletromobilidade no Brasil avança com investimentos significativos e impacto direto na geração de postos de trabalho e na infraestrutura. Somente este ano, até o final de setembro, já foram vendidos 3,9 mil veículos híbridos e elétricos na Bahia, 62,5% deles emplacados em Salvador (2.443).

Foto Divulgação

Compartilhe:

Deixe um comentário