Bahia faz mais de 1.100 regulações por dia e acelera transferências

Você está visualizando atualmente Bahia faz mais de 1.100 regulações por dia e acelera transferências

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) realizou um novo mutirão no último sábado, 30, para regulação resultando em 1.133 transferências de pacientes para unidades de referência em todo o estado. Durante 24 horas, a Central Estadual de Regulação coordenou as remoções, priorizando casos graves e diminuindo a pressão sobre UPAs e hospitais de pequeno porte.

Em Teixeira de Freitas, o Hospital Estadual Costa das Baleias, liderou o ranking com 73 regulações. O Hospital Geral Roberto Santos fez 59, o Hospital Geral do Estado contabilizou 5. O Hospital Geral Clériston Andrade fez 46 regulações e, por último, o Hospital Regional Costa do Cacau vindo com 41.

Foram 98 hospitais e serviços que receberam pacientes. Na lista, o recém-inaugurado Hospital Regional do Velho Chico, em Ibotirama, teve participação na ação.

Para a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, o impacto é  estratégico. “A regulação é a inteligência do SUS: conecta a necessidade do paciente ao leito disponível, em qualquer parte da Bahia. E com isso, garantimos que ninguém fique desassistido por falta de acesso”, afirmou.

A superintendente de Regulação, Mônica Hupsel, deu destaque a mobilização das equipes. “Estamos falando de médicos reguladores, enfermeiros, técnicos e motoristas de ambulância que se articulam em tempo real. É um esforço coletivo que exige precisão e agilidade. Quando a gente consegue ter sucesso em um trabalho como este, estamos acelerando o fluxo e dando resposta a quem mais precisa”, disse.

Números
A Central Estadual de Regulação funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Apenas neste ano, já foram mais de 212 mil casos de urgência solucionados dos 417 municípios baianos. Além da realização dos mutirões, e responsável por organizar o acesso a leitos de UTI, cirurgias, exames de alta complexidade e internações em toda a rede pública estadual e filantrópica, privada e municipal credenciadas.

Com informações e foto: Ascom/Sesab

Compartilhe:

Deixe um comentário