Em um pronunciamento publicado em suas redes sociais, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Augusto Vasconcelos, ressaltou a importância das medidas adotadas pelo Governo Federal para proteger as empresas afetadas pelas tarifas comerciais impostas no Brasil pelos Estados Unidos através do programa Brasil Soberano.
O Governo Lula, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), anunciou a liberação de R$ 40 bilhões em crédito para empresas brasileiras impactadas pelo chamado “tarifaço”. O objetivo é garantir a preservação dos empregos, a manutenção de investimentos e a abertura de novos mercados para reduzir os efeitos da medida norte-americana.
_“Nosso objetivo é garantir que esse recurso seja utilizado para manter os postos de trabalho com investimentos, capital de giro e a busca de novos mercados.”_, afirmou Vasconcelos.
De acordo com o BNDES, os critérios de elegibilidade podem ser consultados a partir desta quinta-feira (18), por meio do site https://www.bndes.gov.br/elegibilidade-brasil-soberano.
As empresas interessadas devem realizar a autenticação via plataforma GOV.BR, utilizando exclusivamente o certificado digital da própria empresa. Após a verificação, o sistema indicará se a empresa é elegível e quais linhas do Plano Brasil Soberano podem ser acessadas.
O secretário destacou ainda que, na Bahia, o time do governador Jerônimo Rodrigues tem atuado em conjunto com os setores afetados, e lembrou a abertura recente do escritório da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) em Salvador, que fortalece as ações de promoção das exportações e investimentos no estado.
Foto Divulgação