O secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE), Augusto Vasconcelos, participou nesta semana de mais uma edição do Fórum Nacional de Secretários do Trabalho (Fonset), espaço estratégico de articulação entre os estados para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao mundo do trabalho.
Durante os debates, foram abordados temas como qualificação profissional, geração de emprego e renda, economia solidária e os desafios impostos pelo cenário internacional, em especial, a recente imposição de tarifas de 50% aos produtos brasileiros pelo governo dos Estados Unidos. A medida, vista como protecionista, gera preocupação entre os estados exportadores e pode impactar diretamente setores produtivos e a geração de empregos no país.
Para Vasconcelos, o Fonset representa um importante espaço de construção coletiva para enfrentar desafios e potencializar soluções.
”O Fonset é um espaço importante de construção coletiva dos caminhos para melhorar a vida da classe trabalhadora, fazer o país crescer e impulsionar o desenvolvimento do país. Muitas ideias boas e troca de experiências para fortalecer ainda mais nossa atuação”, afirmou ele.
A Bahia, segundo ele, vive um bom momento econômico com saldo positivo no emprego formal. De janeiro a maio de 2025, o estado gerou mais de 60 mil novos postos de trabalho com carteira assinada, de acordo com dados do Novo Caged. O desempenho reflete tanto a política estadual de atração de investimentos quanto os esforços para ampliar a oferta de cursos de capacitação e o incentivo à economia solidária.
O Fonset é uma instância permanente de diálogo entre os gestores estaduais da área do trabalho, em articulação com o Ministério do Trabalho e Emprego e demais entes federativos. O objetivo central é promover a construção de políticas integradas e eficazes para o fortalecimento do Sistema Nacional de Emprego (SINE) e da rede de proteção ao trabalhador.
Foto Divulgação