O secretário do Trabalho, Emprego e Renda da Bahia, Augusto Vasconcelos, criticou a decisão da Prefeitura de Salvador de aumentar a tarifa da passagem de ônibus na capital baiana, sobretudo após aprovação de subsídio para o setor pela Câmara de Vereadores de Salvador.
O desabafo de Augusto Vasconcelos veio através de vídeo em sua rede social. “O ano ainda não acabou, mas o prefeito de Salvador já anunciou que no próximo ano deve haver aumento de tarifa. Salvador vai se consolidando como uma das capitais com a tarifa de ônibus mais caras do país”, diz.
O secretário continua lamentando a decisão. “Isso é lamentável porque mais gente será excluída do sistema e os mesmos empresários vão pressionar a aPrefeitura para receber mais subsídio, que é dinheiro público injetado nas empresas de ônibus, ou seja, não faz sentido nenhum esse tipo de argumento porque as empresas pressionam a Prefeitura para aumentar a tarifa, menos gente pega o ônibus, consequentemente gera uma defasagem de passagens. E esses mesmos empresários vão todos os anos pressionar a Câmara Municipal a votar subsídios”.
Ele continua mencionando a época que esteve atuando como vereador na Câmara de Salvador. “Quando estive na Câmara Municipal, no momento da votação do subsídio de R$ 200 milhões, eu fiz uma emenda ao texto para exigir contrapartida social, porque não faz sentido algum o município pagar esse valor milionário aos empresários de ônibus e as pessoas que estão inscritas no CadÚnico, que estão desempregadas, ficarem de fora do acesso a transporte”, revela
Augusto Vasconcelos encerra o video chamando atenção para a seriedade no debate sobre o tema. “Nós precisamos debater o transporte como um direito e não como mero serviço. O presidente Lula encomendou estudos para discutir o sistema único de transporte público. Nós compreendemos que é fundamental rever a legislação do vale-transporte, garantir que esses recursos componham um fundo pra subsidiar a tarifa do ônibus, garantindo gratuidade especialmente para a parcela mais pobre da sociedade. Nós precisamos debater o transporte Prefeito e as medidas que você tem adotado nos últimos anos têm agravado a crise do setor”, conclui.
Foto : reprodução Instagram
https://www.instagram.com/reel/DS5UNLyETcI/?igsh=MTMwMGtzOGs5dHZ0Zg==

