O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), Augusto Vasconcelos, reagiu com firmeza às declarações do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que anunciou a intenção de impor sanções comerciais ao Brasil, citando o sistema de pagamentos instantâneos PIX como um dos alvos.
Segundo Augusto, o PIX é uma inovação brasileira que se tornou referência mundial ao facilitar o acesso da população aos meios de pagamento, eliminando intermediários e ameaçando a hegemonia de grandes operadoras internacionais.
_”O PIX é um dos maiores sistemas de pagamentos do mundo. Ajuda a dinamizar pequenos empreendimentos e desburocratiza o acesso a bancos, eliminando intermediários, como operadoras de cartão, em diversos serviços.”._,disse.
O secretário classificou como absurda a ameaça de sanções comerciais com base no impacto do PIX sobre empresas como Visa e Mastercard:
_”O Trump fez uma bravata e anunciou que vai impor sanções comerciais ao Brasil. E uma das suas declarações é exatamente de que o PIX acaba dificultando empresas como Visa, Mastercard, prejudicando a economia norte-americana. Imagine uma coisa dessa, um absurdo.”_
Augusto também destacou a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva diante do caso que foi firme e assertiva ao defender o PIX e a soberania nacional.
Foto Divulgação