A Secretaria do trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) anunciou, em parceria com o Senai/Cimatec, o lançamento de cursos de qualificação profissional gratuitos para formar mecânicos de aeronaves, durante a inauguração do Parque Industrial e Tecnológico Aeroespacial da Bahia, nesta sexta-feira (18), na Base Área de Salvador. A novidade foi compartilhada pelo titular da Secretaria, Augusto Vasconcelos, presente no evento.
O objetivo da Setre é preparar trabalhadores(as) da Bahia para os empregos que serão gerados a partir do novo espaço, que conta com prédios de engenharia, além de pista de pouso e decolagem de aviões. Já há uma turma de 40 alunos formada e as inscrições para novas turmas serão abertas nos próximos meses, incluindo vagas destinadas a jovens de baixa renda e estímulo à participação das mulheres.
“A Bahia se posicionará como um Hub para atrair empresas na área da aviação, helicópteros, drones e nanosatélites. Há um déficit de mecânico de aeronaves no mercado e através do Senai Cimatec, em parceria com o Governo do Estado e o Governo Federal, iremos qualificar trabalhadores para o exercício dessa função especializada”, explicou Augusto Vasconcelos.
Até agora, seis empresas já confirmaram a instalação no Parque Industrial e Tecnológico Aeroespacial da Bahia, que tem cerca de 800 mil metros quadrados e perspectivas de expansão.
O Senai Cimatec, instituição gestora do novo equipamento, é considerado um dos mais avançados centros de tecnologia e inovação do Brasil, referência em atividades de pesquisa e soluções para a indústria. A entidade integra uma Escola Técnica, um Centro Universitário e um Centro Tecnológico, que atuam em conjunto.
Foto Divulgação