Na próxima sexta-feira, 15, às 10h, na Assembleia Legislativa da Bahia, acontece uma audiência pública para discutir a terceirização, pejotização e fechamento de agências na Bahia. A proposição é do deputado estadual Bobô (PCdoB). Segundo o Sindicato dos Bancários da Bahia, a audiência tem como foco os bancos privados como o Bradesco, Itaú e Santander que alcançam alta lucratividade no segundo trimestre de 2025 com lucro líquido de R$ 21,234 bilhões, alta de 17% em relação ao mesmo período de 2024 .
A ação é fruto da articulação do Sindicato dos Bancários da Bahia e da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, a audiência com discussão sobre os impactos da terceirização, da contratação de bancários como PJs, ou seja, sem direitos trabalhistas previstos na Convenção Coletiva de Trabalho, e do fechamento de agências bancárias privadas, especialmente no interior do Estado, prejudicando a população e a economia baiana.
Nos últimos dois anos, mais de 30 municípios baianos perderam agências, deixando milhares de pessoas sem acesso a serviços bancários básicos. A retirada forçada obriga a população a viajar quilômetros para sacar dinheiro ou pagar contas, enfrentando filas intermináveis e riscos nas estradas.
Foto Divulgação