Puxada exclusivamente pela expectativa melhor para os próximos seis meses, a confiança do consumidor voltou a subir este mês. Nesta sexta-feira (22), o instituto FGV Ibre informou que o Índice de Confiança do Consumidor teve alta de 0,7 ponto, após dois meses no negativo.
Em médias móveis trimestrais, o índice recuou pelo terceiro mês consecutivo, caindo 1,1 ponto e marcando 93,3 pontos. No mês, as perspectivas para as finanças familiares futuras formaram o componente de maior avanço – 6,9 pontos, indo para 100,6 pontos
“A melhora das perspectivas ocorre principalmente nas famílias de menor poder aquisitivo, que voltam a enxergar a possibilidade de melhora no mercado de trabalho e continuidade de queda da inflação em 2024”, esclarece a economista do FGV Ibre, Geórgia Veloso.
Neste mês, o Índice de Expectativas (IE) subiu 2,5 pontos, alcançando 103,3 pontos após três quedas consecutivas, enquanto o Índice da Situação Atual (ISA) caiu pelo terceiro mês consecutivo, agora mais intensamente em 1,7 ponto, para 80,4 pontos.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil