ApexBrasil traz estudo para empresas brasileiras no Uruguai

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A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com a embaixada do Brasil em Montevideo, realiza, no dia 16 de julho às 10h, o webinar Direto do Mercado: edição Uruguai. O evento visa abordar os principais aspectos do mercado uruguaio, suas oportunidades e discutir como o empresário brasileiro pode expandir seus negócios no país vizinho. As inscrições estão abertas até o dia 15 de julho e podem ser realizadas aqui.

O Brasil é o principal fornecedor do país, com 20% de participação no mercado, mas a ApexBrasil entende que é possível aumentar o fluxo de comércio bilateral. De acordo com o Mapa de Oportunidades da ApexBrasil, existem 1.455 oportunidades de exportação para o Uruguai, principalmente em setores industriais, como máquinas e equipamentos de transporte.

Esses dados estão disponíveis no Perfil de Comércio e Investimentos Uruguai, estudo da gerência de Inteligência de Mercado da ApexBrasil. No webinar, o analista de Inteligência de Mercado, Pedro Piá, irá apresentar para os participantes o Panorama Econômico do Uruguai, abordando tendências, oportunidades e questões de acesso a mercado. Além disso, Carlos Santana, Chefe da SECOM Montevideo, e Camila Rey, do EA América do Sul, irão discutir Serviços, Produtos e Programas de apoio às empresas brasileiras no Uruguai.

O evento ainda contará com o relato da experiência, desafios e estratégias de sucesso no processo de abertura do mercado por uma empresa brasileira convidada, que possui operações no mercado uruguaio. A iniciativa é uma oportunidade para empresas não exportadoras e exportadoras iniciantes, buscando apresentar mercados potenciais que auxiliem as empresas em suas priorizações de mercado e análises visando a abertura ou ampliação de ações no comércio exterior.

Uruguai

O Brasil é o principal fornecedor do Uruguai, com participação de 20% do mercado, seguido da China (19,4%) e Argentina (12,7%). O trio de países responde por 51% das importações. A pauta de exportação do Brasil é de alto valor agregado como automóveis (8,2%), veículos de transporte de mercadorias (6%) e móveis e autopartes (3%). O Uruguai é o 26o fornecedor do Brasil, sendo principais produtos comprados cereais e energia elétrica (34,4%). O Brasil é o segundo maior destino das exportações uruguaias. De acordo com o MAPA são mais de 1.455 produtos exportáveis, em especial indústria de maquinário de transporte.

Foto: Criação ApexBrasil

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