A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) registrou em 2023 atendimento para mais de 17 mil empresas em programas de qualificação, de incentivo às exportações, equidade de gênero e de investimentos impulsionam o fortalecimento da presença do Brasil no comércio global. Os dados foram considerados recordes históricos. Ano passado o Brasil vendeu US$ 339,7 bilhões para o exterior, representando saldo positivo de US$ 98,8 bilhões, cerca de 60% maior que em 2022. Em relação às empresas que receberam apoio da ApexBrasil o aumento foi de 18% em relação ao ano anterior.
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, considera os recordes em exportações resultado das ações do governo federal, para abertura de mercados, melhorando a imagem do país no exterior e fomentando relações com parceiros. “É incentivar uma cultura exportadora. A ApexBrasil desempenha um papel fundamental nesse processo, qualificando as empresas para o mercado internacional e promovendo os produtos brasileiros em todo o mundo”, comenta.
Em 2023 foram mais de US$ 140,7 bilhões em vendas para o exterior, o que representa US$ 1,1 bilhão a mais que o exportado por estas empresas em 2022. O valor corresponde a 41% do total exportado pelo Brasil em 2023. Das mais de 17 mil empresas apoiadas pela ApexBrasil no ano passado, cerca de 43% delas são micro e pequeno porte e, pelo menos 48% de atendimento a pessoas físicas. Mais de 2,5 mil empresas receberam atenção da Gerência de Indústria e Serviços. Ao todo elas exportaram US$ 30 bilhões e US$ 89,3 bilhões, respectivamente. O valor do setor agro é considerado recorde e es para a ApexBrasil.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), revelou que em 2023, houve recorde de 78 aberturas de novos mercados de agronegócio em 39 países. Ainda no ano passado, as Regiões Norte e Nordeste tiveram se beneficiaram com programas e ações para a valorização das regiões e redução da diferenças entre as demais regiões em relação ao comércio exterior. Em 2023, foram 965 empresas do Norte e no Nordeste, foram 2.279 empresas atendidas – 54 a mais do que em 2022, das quais 714 exportaram.
Principais programas da ApexBrasil
Os principais programas realizados em 2023 pela ApexBrasil foram Exporta Mais Brasil – R$ 275 milhões em negócios gerados a partir de 3.496 reuniões de negócios entre empresas e compradores internacionais; Exporta Mais Amazônia – a primeira edição do programa aconteceu em Rio Branco (AC) e gerou R$ 50 milhões em negócios ao longo de mais de 260 reuniões ; Mulheres e Negócios Internacionais – visa aumentar os atendimentos da ApexBrasil a empresas lideradas por mulheres e a meta é que elas representem pelo menos 50% dos atendimentos até 2026.; Brasil Investment Forum – Um importante resultado veio das empresas do setor de energia com anuncio de R$ 40 bilhões de investimentos. Empresas como a Raízen, a Prumo Logística, a Acelen e a Atlas Agro, sendo os investimentos em etanol de segunda geração da ordem de R$ 20 bilhões; mais R$ 750 milhões em energia limpa, R$ 12 bilhões em novas plantas de biocombustíveis e R$ 4,5 bilhões para a descarbonização da indústria de fertilizantes.; e, finalizando, o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) que, somente em 2023, cerca de 2578 empresas aderiram ao Programa. Entre 2021 e 2023, foram atendidas 5334 empresas, e destas 827 exportaram e geraram US$ 3,16 bilhões.
Foto: Divulgação ApexBrasil