O Web Summit Lisboa 2025 terá início nesta segunda-feira (10/11) à noite, mas a missão brasileira ao evento começou mais cedo, com o Seminário de Internacionalização, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Realizado na manhã de hoje, o encontro antecedeu a abertura oficial do Web Summit e reuniu mais de 500 participantes, marcando o pontapé inicial da participação do Brasil em um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo, que segue até o dia 13 de novembro, em Lisboa, Portugal.
O seminário discutiu os desafios e oportunidades da internacionalização de startups brasileiras, abordando temas como apoios institucionais à expansão global, fundos e investimentos em startups, ambientes de negócios e incentivos à inovação em Portugal, além de estratégias de soft landing e o papel dos ecossistemas locais no crescimento global das empresas inovadoras.
“As startups que foram selecionadas pela Apex e pelo Sebrae para estarem aqui em Lisboa, no Web Summit, estão mostrando ao mundo o que o Brasil tem de melhor. Esse é o papel da Apex, mostrar ao mundo o que o Brasil tem de melhor, de mais tecnológico e de mais inovador”, afirmou Floriano Pesaro, diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil.
Para Vinicius Lages, gerente da Unidade de Assessoria Internacional do Sebrae, a presença do Brasil em Lisboa representa um movimento estratégico para estreitar laços com a Europa e a África. “Startups nascem enfrentando desafios, nem todas nascem globais, mas nós ajudamos a se tornarem globais. E isso é possível com uma curadoria baseada em dados, análise de mercados e identificação de oportunidades reais de internacionalização”, contou.
O embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, também destacou o papel estratégico da inovação e do empreendedorismo na projeção internacional do país. “Aqui, a diplomacia encontra o empreendedorismo. Este é o reflexo da nossa ambição e da busca constante por novas oportunidades. Deixamos de ser uma promessa para nos tornarmos protagonistas em tecnologia. Somos a casa de mais de 20 mil startups. A internacionalização das nossas empresas inovadoras é a materialização prática da nossa diplomacia, redefinindo mercados e criando soluções que transformam realidades”, afirmou Carreiro.
“É o Brasil da tecnologia, da criatividade e da ciência, mostrando ao mundo sua força, sua inteligência e sua capacidade de construir e de crescer em escala global”, completou Paulo Matheus, diretor do escritório da ApexBrasil em Lisboa.
Durante o evento, Roberto Gevaerd, diretor de Gestão e Inovação da Embratur, também fez questão de destacar que parcerias estratégicas ajudam a promover o país no exterior. “A parceria entre a ApexBrasil e o Sebrae tem impulsionado o crescimento do turismo e da inovação. Celebramos uma das maiores taxas de expansão do turismo, resultado direto de uma colaboração sólida e estratégica”, disse Roberto Gevaerd.
Na programação, startups que participaram do programa de imersão da ApexBrasil apresentaram seus pitches, e o evento contou ainda com painéis conduzidos por representantes do Sebrae, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP Portugal Global), do Lispolis e da Startup Madeira, além de investidores e gestores de fundos internacionais.
“A ApexBrasil organiza, mais uma vez, a delegação brasileira de startups. A cada ano, aprimoramos essa participação com mentorias, capacitações para pitchs e conexões com ecossistemas de inovação que reúnem os melhores hubs e as startups mais promissoras do Brasil. Essa é uma iniciativa conjunta com o Sebrae, voltada a apresentar o melhor do empreendedorismo inovador brasileiro e a destacar o diferencial do nosso país. O Brasil é inovação, é sustentabilidade, e as startups são o reflexo disso. Estamos muito felizes, sob a liderança do nosso presidente Jorge Viana e do presidente do Sebrae, Décio Lima, em representar o país aqui em Lisboa e no ecossistema europeu. Nossa expectativa é de gerar muitos negócios e boas notícias para o Brasil”, afirmou Maria Paula Sobral Velloso, gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil.
Durante o seminário, três startups brasileiras – Sintropia Cosméticos (MA), Bio6 (TO) e WoodChat (AC) – assinaram Memorandos de Entendimento (MoU) para receber possíveis novos investimentos privados. A ação, conduzida pelo Sebrae, reforça o potencial de internacionalização das soluções desenvolvidas no Brasil.
Soluções inovadoras
Uma das integrantes da delegação brasileira é a startup Otoh, uma deeptech que desenvolve soluções baseadas em tecnologia avançada para o monitoramento e a gestão de ruídos urbanos e industriais. A empresa foi criada com base em pesquisa científica e utiliza inteligência artificial para identificar e analisar fontes de poluição sonora, ajudando a melhorar a qualidade de vida nas cidades.
“A empresa é uma solução para gestão de algo invisível, mas que está presente na vida de todo mundo todos os dias: o ruído. Com a Otoh, aqueles principais agentes que causam ruído na nossa cidade, como construtoras e indústrias, conseguem gerir o ruído que emitem pelas regulamentações que existem. Então, imagina aquela obra que tem lá do lado da sua casa e não deixa você trabalhar. Se eles usassem a Otoh, conseguiriam entender quando estão superando os limites ou não”, explica Carolina Monteiro, CEO da Otto Monitoramento Sonoro.
A empresária conta que a participação no programa de internacionalização da ApexBrasil foi fundamental para que startup conseguisse alçar voos internacionais. “Esse caminho teria sido muito mais complicado sem o apoio da ApexBrasil. A Agência realmente pegou a gente pela mão. Para uma startup como a nossa, para quem a internacionalização ainda era algo distante, a Apex mostrou, primeiro, que era possível e, depois, por meio de todas as parcerias, seminários e mentorias que promove, nos ajudou a entender os caminhos e, principalmente, qual seria o nosso caminho na internacionalização”, reconhece Carolina.
Outra integrante da delegação é a Sandora, startup que desenvolve soluções voltadas à prevenção do adoecimento mental e do assédio em instituições públicas e privadas. Durante o Fórum de Internacionalização, a CEO Meline Lopes destacou a importância da iniciativa para a expansão global da startup e para o fortalecimento do ecossistema de inovação brasileiro.
“Estamos muito honrados com essa oportunidade, que abre muitas portas para a Sandora e para todas as startups selecionadas. É um momento de intenso networking, de amadurecimento e de reflexão sobre a jornada de internacionalização da empresa e também um espaço para pensar globalmente e para fechar negócios. Além disso, é uma chance de fortalecer a imagem da nossa empresa e reafirmar nosso compromisso em transformar os locais de trabalho em ambientes mais sensíveis e seguros para todas as pessoas colaboradoras”, afirmou Meline Lopes.
Delegação brasileira
Com mais de 370 startups e empresas inovadoras, a delegação brasileira em Lisboa é organizada pela ApexBrasil em parceria com o Sebrae e representa todas as regiões do país. As empresas selecionadas apresentam soluções escaláveis, sustentáveis e de alto potencial de internacionalização, atuando em áreas como tecnologia verde, inteligência artificial, saúde digital, agritech, fintech, indústria criativa e sustentabilidade.
O Pavilhão Brasil será oficialmente inaugurado no dia 11 de novembro, às 15h, pelos presidentes da ApexBrasil, Jorge Viana, e do Sebrae, Décio Lima.
O objetivo da missão é ampliar a inserção internacional das startups brasileiras, promover o networking com investidores e ecossistemas estrangeiros, além de fortalecer a imagem do Brasil como polo global de inovação e empreendedorismo.
Das startups e empresas inovadoras participantes, 151 foram selecionadas pela ApexBrasil e o Sebrae (das quais 108 expõem em estandes do Web Summit e 43 expõem no pavilhão brasileiro com seus ambientes de inovação). As demais foram selecionadas por instituições parceiras como Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) entre outras.
Foto e informações APEX
