Ancine e governo discutem sobre Bahia Filmes

Você está visualizando atualmente Ancine e governo discutem sobre Bahia Filmes


A Ancine e o governo do Estado da Bahia estão discutindo um projeto de  criação da Bahia Filmes, para estimular a produção audiovisual baiana. Na reunião com representantes da Secretaria Nacional do Audiovisual, vinculada ao Ministério da Cultura; da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA),  no Centro Administrativo, em Salvador.

O Projeto Bahia Filmes está no Programa de Governo Participativo (PGP) de 2022, e integra o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 do governo estadual. O objetivo é incentivar a cadeia produtiva do setor audiovisual baiano, o cinema independente e nacional.

Segundo Bruno Monteiro, titular da Secult-BA, a reunião de alinhamento com o Ministério da Cultura e com a Ancine acontece em um momento de investimento e desenvolvimento do audiovisual, que é uma das áreas que mais cresce do ponto de vista econômico e com possibilidades de desenvolvimento cultural. “Nós queremos fechar esse projeto, mas também aproveitar o bom momento que vivenciamos com o Ministério da Cultura, com a presença de baianos na Ancine, e com a empolgação que todos compartilham com essas ideias, que tornam o ambiente muito favorável para a Bahia Filmes ser aprovada”, avaliou o secretário.

O diretor da Ancine, Paulo Alcoforado, percebe nas políticas nacionais do audiovisual uma oportunidade de fortalecimento da Bahia Filmes e do setor como um todo. “Que a Bahia possa alcançar o destino de fixar suas imagens, criar postos de trabalho diretos e indiretos em relação aos seus técnicos, seus profissionais, seus serviços, e que a gente leve essas paisagens, essas histórias e todos esses caldos de cultura para o país e para o mundo inteiro”, compartilhou o diretor da Ancine, também baiano, sobre sua expectativa com a política estadual.

Durante a reunião também foram apresentados editais, do âmbito federal, para o setor da cultura, que poderão ser aproveitados pela gestão estadual no fomento ao audiovisual na Bahia enquanto a criação da Bahia Filmes tramita.

Foto: Mateus PereiraGOVBA

Compartilhe:

Deixe um comentário